fbpx

blog

Varejo

Varejo: Vantagens e desvantagens da venda consignada

01/03/2021

Passamos por um momento de crise, onde muitos foram afetados e outros já nem tanto e com isso as empresas buscam cada vez mais aumentar os lucros. Continue lendo e saiba as vantagens e desvantagens da venda consignada.

Além de pensar no aumento do lucro, é preciso fazer processos seguros e que não deem prejuízo. A venda consignada acontece sem custos, multas ou problemas para a sua empresa. Mas, é preciso cuidar com o contrato!

Mas, antes dos detalhes, vamos conhecer o que é a venda consignada, como ela pode ajudar o seu negócio e suas vantagens e desvantagens! Para alavancar as vendas, tenha ajuda do software da Limber! Clique aqui para saber mais.

O que é venda consignada?

A venda consignada é um método de venda onde o fornecedor ou lojista oferece os produtos para que outra empresa faça a venda. Então, se a mercadoria for vendida, o vencedor recebe a sua parte de comissão, caso não sejam feitas as vendas, basta devolver.

É preciso prezar pela realização de um contrato meio a esse processo, para que a sua empresa não tenha problema nenhum em relação a multas, custos ou outros problemas.

Sua empresa não está gerando resultados e você não sabe o que fazer? Nós temos algumas dicas para te ajudar nessa situação! Clique aqui e saiba o que fazer para a sua empresa voltar a gerar resultados.

Como a venda consignada ajuda seu negócio?

A venda consignada pode ajudar o seu negócio pois você não terá o custo de produção, ou seja, você não terá esse tipo de despesa, assim, será possível atingir mais lucros.

Sua única preocupação será realizar a venda, então, os seus gastos não chegarão nem perto dos gastos da produção. Por isso, terá mais lucros do que despesas para o seu negócio.

Principais vantagens da venda consignada

Para aquelas pessoas que adoram vender, mas não gostam de se estressar com processos envolvendo a produção de produtos, a venda consignada é a opção perfeita!

Com a venda consignada, você não terá preocupação alguma com a produção dos produtos, estoque ou outros processos. Além disso, você não precisará de um espaço físico para armazenamento, necessariamente.

Outra vantagem é: não existe prejuízo se a venda não for realizada, pois é como se você tivesse pegado os produtos em “condicional”. Caso conseguir vender, fica com a sua comissão, caso não consiga, só devolve o produto.

Outra vantagem é a variedade de mercadorias que você poderá disponibilizar para o seu público. Pois, como não é a sua empresa que faz a fabricação, você não precisa focar em apenas um segmento. Mas, claro, é válido um estudo de mercado!

Desvantagens da venda consignada

Uma desvantagem é precisar dos fornecedores para ter os produtos, então, se algum fornecedor demora para disponibilizar produtos, pode ser que suas vendas atrasem.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante ter fornecedores confiáveis e com contrato pré estabelecido, pois é assim que você conseguirá ter segurança sobre o trabalho.

Antes de realmente começar a venda consignada, veja se essa ideia faz sentido para o seu negócio, procure por fornecedores e confirme se o negócio tem potencial.

Facilite processos!

Para facilitar vários processos da venda, você pode ter a ajuda de um software! Ele ajudará com controle de estoque, financeiro, automatizações, e muito mais! Clique aqui para conhecer melhor.

Esperamos que você tenha conseguido entender sobre como funciona a venda consignada! Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. E, caso goste deste tipo de assunto, dê uma conferida em nosso blog, tem muito mais!

Conteúdos relacionados

Varejo: Vantagens e desvantagens da venda...

quero ler

Gestão de PDV: entenda a importância...

quero ler

Dicas para aumentar as vendas no...

quero ler

Formulário de newsletter