por limber, 14 de setembro de 2021

Os 6 maiores segredos da contabilidade para lojistas

As melhores práticas para aplicar na contabilidade no varejo e garanta uma gestão financeira mais organizada e com melhores resultados.

Os 6 maiores segredos da contabilidade para lojistas

A saúde financeira interfere diretamente no seu negócio. E se você trabalha como Microempreendedor Individual (MEI), é lojista e atua no varejo, preste atenção: administrar sua contabilidade é um grande desafio e, devido a sua complexibilidade, deve ser uma das suas prioridades. 


Fazendo um panorama geral podemos observar que o mercado está ainda mais competitivo. A conectividade, as plataformas digitais, e a busca por comodidade mantém um mercado de vendas aquecido, mesmo neste momento ímpar na história da humanidade: a pandemia do covid-19.

A saúde financeira do seu negócio é a condição principal para garantir a sobrevivência, expansão e lucro no mercado. E é através da contabilidade que você vai garantir uma boa gestão dos seus recursos e , assim, você poderá assegurar um bom controle e o crescimento do seu empreendimento.

Uma vez que a realização da contabilidade para MEI fique na mão do gestor, é importante que se conheça algumas técnicas que evitam problemas no processo. 

Por isso, vamos compartilhar com você 6 segredos para gerir a contabilidade do seu negócio que vão te ajudar a manter a organização e a saúde financeira do seu empreendimento

De maneira geral, basta fazer o seguinte:

1. Controle de vendas
2. Faça a contabilidade de custos
3. Esteja atento ao seu estoque
4. Crie um cronograma de pagamentos
5. Estude a situação financeira do seu negócio
6. Avalie o cenário do seu negócio de varejo por completo

Continue sua leitura para saber como aplicar cada uma dessas práticas na rotina da sua empresa de varejo. 

1- Controle de vendas

O primeiro desafio é garantir o controle de vendas, muitas pessoas ainda registram as vendas à mão ou fazem relatórios mensais. Este erro leva ao descontrole tanto do registro de vendas, quanto do estoque e pode fazer com que você perca a capacidade de mensurar seu lucro e a saúde de sua empresa.

Para superar este desafio, você pode aderir a planilhas de registro simples, registrando entrada e saída de produtos, isso vai te ajudar a controlar seu orçamento, o estoque e ainda acompanhar o fluxo de caixa e o capital de giro. O que é imprescindível para obter resultados satisfatórios no controle da contabilidade.

Planejar as etapas do registro é importante, pois tendo um fluxograma do trabalho é possível mapear o que funciona para sua empresa e fazer adaptações para otimizar a gestão do seu negócio. 

É sempre necessário fazer balanços a cada semana para acompanhar o número de vendas realizado.

Se você quer conhecer técnicas para aumentar suas vendas, confira os artigos:

2- Faça a contabilidade de custos 

Faça a contabilidade de custos

A segunda  área essencial para qualquer lojista, MEI ou varejista, é a contabilidade de custo. É muito importante registrar as despesas fixas como aluguel e a folha de pagamento.


Registrar os custos variáveis, ou seja, aqueles que surgem ao longo do mês que não estavam no planejamento, também é necessário para poder mensurar sua margem de lucro.

Muitas pessoas que trabalham sem prestar atenção nessas etapas da contabilidade não conseguem mensurar se sua empresa está dando lucro ou se está no vermelho. Por isso, a contabilidade é peça chave para definir o preço de venda tendo em vista a maior margem de lucro para a empresa

3- Esteja atento ao seu estoque

A terceira área que você precisa prestar atenção é no estoque, o controle do fluxo de caixa te ajudará nisso, mas você também precisa manter um relatório atualizado do seu estoque.

Sabe quando você compra um produto e depois descobre que tinha aquela mercadoria no estoque? Pois é, um relatório atualizado poderia evitar o gasto indevido.

Até aqui, tratamos dos segredos essenciais que você precisa pôr em prática para fazer a contabilidade da sua empresa ter sucesso. Garantindo essas etapas você está na metade do caminho para alcançar a saúde financeira do seu empreendimento.

Mas vamos lá que ainda temos algumas dicas que podem ser o diferencial para atingir seu objetivo. Lembre-se que isso pode ser o seu diferencial no seu ramo de atuação, tornando possível a consolidação do seu negócio.

Para garantir a efetividade desse processo, confira o artigo:

Problemas no controle de estoque? Confira as nossas dicas

4- Crie um cronograma de pagamentos

Crie um cronograma de pagamentos

A quarta dica é simples: crie um cronograma de pagamentos e recebimentos. Parece fácil, mas o desafio está em manter o controle do cronograma e seguir a programação. 

Verifique a data de vencimento das contas fixas e variáveis do seu negócio e entenda qual a data dos recebimentos. A partir disso, crie um cronograma que pode ser aplicado em todos os meses para dar conta das suas tarefas. 

O segredo aqui é que seguindo nossa dica, você conseguirá se programar, segurar recursos no caixa para honrar seus pagamentos, além de estipular quando haverá entrada no caixa.

Com essa previsibilidade, o gestor conseguirá saber quando pode investir no seu negócio comprando novos equipamentos ou até mesmo realizando reformas no seu espaço, por exemplo. 

5- Estude a situação financeira do seu negócio

O quinto ponto que você precisa prestar atenção é em fazer um estudo da situação da sua empresa, registre qual o seu saldo em caixa, qual o total das suas dívidas e de onde vem a maior parte dos seus recursos. Desta forma você terá sempre um panorama realista das finanças da sua loja e poderá se programar para eventuais imprevistos.

Com um estudo da situação financeira do seu negócio, você terá o poder de mensurar qual o fluxo de capital, poderá otimizar o cronograma de pagamentos, além de ter sempre uma análise realista da contabilidade do seu empreendimento. 

Por isso esse passo é tão importante quanto todos os outros segredos que compartilhamos com você.

6- Avalie o cenário do seu negócio de varejo por completo

Cada passo da organização da sua contabilidade vai contribuir para que você chegue na sexta etapa. Nossa última dica é para que você possa avançar com segurança na expansão do seu negócio, afinal, saber como aplicar seu lucro é o que garante o seu sucesso. A dica é que você crie diferentes cenários possíveis de mercado.

Cada cenário exige uma estratégia, assim você terá várias estratégias diferentes adequadas a cada cenário possível. Considere o contexto atual do mercado, um cenário otimista e um pessimista para cada cenário adaptando as estratégias.

Esta etapa vai te ajudar a lidar com as imprevisibilidades do mercado. Não tem como saber o que vai acontecer nos próximos meses, certo? 

Mas é imprescindível que você se prepare tão bem para o melhor, quanto para o pior. Assim, mesmo que as coisas mudem drasticamente, você terá um plano de ação minimamente traçado.

Tendo uma prospecção de mercado e se planejando, você poderá lidar com mudanças drásticas, como o aumento na taxa de juros do banco. 

Num cenário otimista, com o aquecimento das vendas, você terá capital de giro para investir sem correr grandes riscos.

Por fim, existem algumas saídas para garantir a eficiência na contabilidade da sua empresa.

Primeiro você pode terceirizar o trabalho de contabilidade, contratando uma empresa de assessoria ou de gestão da área financeira da sua empresa. Contratando uma empresa especializada, você terá a segurança de atuação profissional na gestão da contabilidade. 

A segunda opção é você construir uma equipe de contabilidade, especializar um funcionário ou se especializar nessa área, cursos básicos de gestão podem te auxiliar no início deste processo. Atuar com assessoria de um contador que identifique os principais desafios da contabilidade do seu negócio também pode te ajudar a dar o pontapé inicial.

Se você atua na área de contabilidade e presta serviços para MEI ou lojistas, seu diferencial está em garantir que seu cliente compreenda a função da contabilidade.

Os clientes podem achar que o controle de estoque, por exemplo, não interfere na saúde financeira de seu  negócio, seu papel é essencial para constatar a eficiência da gestão.

Através de sistemas simples de registro e relatório você poderá facilitar a compreensão do seu cliente no papel que a contabilidade tem para o empreendimento.

Hoje já existem no mercado sistemas de controle completos e acessíveis. Busque conhecer as opções que melhor se adequem ao seu ramo de atuação e ao seu cliente.

Esses são os principais segredos da contabilidade para que você possa garantir uma boa gestão financeira, seja como lojista, varejista ou MEI. 

Conclusão

Cada etapa que compartilhamos com você será um degrau na escada para chegar a saúde financeira do seu negócio. Contudo, existe mais uma coisa que um gestor de varejo ou MEI pode fazer para ter uma contabilidade mais organizada: Contar com a Limber Software!

O software é independente e por isso não necessita de importação e exportação com demais sistemas fiscais. 
A Limber Software permite que sua empresa tenha acesso imediato à tributação gerada por transações de compra e venda, constituindo, automaticamente, as obrigações fiscais. Conheça tudo o que o sistema pode fazer pela sua empresa na prática!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.