fbpx

blog

Geral

5 problemas de gestão que um sistema para restaurantes resolve

25/06/2021

Problemas de gestão acontecem e podem se tornar uma bola de neve, causando sérias repercussões no seu restaurante. No entanto, eles podem ser evitados se você contar com as ferramentas certas! 

Pensando nisso, neste texto trataremos 5 problemas de gestão que um sistema para restaurantes resolve. 

Com um bom sistema, além de evitar muitos problemas, você pode alcançar uma maior organização nos processos do seu restaurante. Ou seja, com processos automatizados, tudo acontece com mais autonomia e rapidez na gestão, para você focar no que mais importa: a qualidade da comida e o atendimento ao consumidor

Automatizar processos contribui tanto para a gestão do restaurante quanto para o seu crescimento. Afinal, é com os processos funcionando de forma mais ágil que o restaurante consegue evoluir e atender ainda melhor.

Por todos os motivos apresentados, é válido pensar em um investimento adicional, como um sistema de gestão para restaurantes. Assim, muitos problemas serão resolvidos e evitados, transformando seu dia a dia de trabalho! 

Os benefícios: sistema para restaurantes! 

Hoje em dia, a tecnologia está deixando o mundo de trabalho mais simplificado E isso vale também para a gestão de restaurantes. Por este motivo, os empreendedores devem dar atenção para essas novas opções que são disponibilizadas no mercado.

A partir disso, podemos citar um sistema para restaurantes como facilitador de sua rotina! Muito trabalho repetitivo pode ser evitado e se tornar simplificado com um sistema para gestão. 

Com menos retrabalho e mais eficiência nas demais tarefas, é possível que os funcionários possam realizar outras funções. Por exemplo: os garçons podem dar mais atenção para os clientes. 

Quanto mais atencioso for o atendimento, melhor é a experiência do cliente em seu restaurante! Com isso, é possível maior fidelização de clientes e, consequentemente, mais clientes serão atraídos ao seu restaurante

A prioridade do seu restaurante deve ser o seu cliente, sempre! 

5 problemas de gestão que um sistema para restaurantes resolve. 

1º Demora no atendimento do seu restaurante 

2º Pesagem manual no restaurante 

3º Falta de controle de estoque do seu restaurante 

4º Problemas na gestão financeira do seu restaurante

5º Falta de controle no delivery

Sistema de gestão para o seu restaurante: a solução que você precisa!

1º Demora no atendimento do seu restaurante 

Demora no atendimento do seu restaurante

Mesmo em momentos de muito movimento, os clientes não podem demorar para serem atendidos. Pois, o atendimento é um dos fatores que mais soma para a experiência do cliente, tanto presencialmente quanto no delivery.

  • Leia mais: Atendimento ao consumidor em restaurantes delivery: estratégias para o sucesso.

Por isso, o atendimento ágil e rápido deve ser uma prioridade no planejamento do restaurante. É válido, inclusive, fazer uma pesquisa para avaliar como está o tempo de espera dos seus consumidores. 

Existem muitos fatores que podem causar demora e chatear o cliente, e eles costumam ter a mesma origem: erros na gestão do restaurante. Por isso, é preciso muita atenção e treinamento para garçons, entregadores, atendentes, caixa e responsáveis pela cozinha, para que erros não aconteçam. 

Mas, mais do que isso, contar com a ajuda de um sistema para restaurante é essencial. Portanto, continue lendo e saiba como um sistema para gestão pode mudar o dia a dia do seu restaurante. 

A solução para melhorar atendimentos: sistema para restaurante

Com um sistema para restaurante, você pode ter comandas eletrônicas para facilitar o atendimento. Com esse auxiliar, é possível que o garçom passe todo o pedido para o número da comanda e tudo estará registrado. 

Outro facilitador do sistema para restaurante é a possibilidade de atender com dispositivos móveis, ou seja, com celulares ou tablets. Com essa utilização, o pedido acontece todo online, sem utilizar papel. 

Essas duas opções oferecidas pelo sistema ajudarão na organização tanto dos garçons quanto da cozinha, o que contribui para um melhor funcionamento dos processos do restaurante.

2º Pesagem manual no restaurante 

Se o seu restaurante oferecer a possibilidade de self-service, e o cliente ainda precisa passar por um funcionário que faz a pesagem do prato, seu restaurante certamente tem muita demora e aglomerações nos horários de pico. 

Além do fato de que ninguém gosta de esperar na fila, estamos em meio à pandemia da covid-19. Ou seja, é o momento de evitar ao máximo essa concentração de muitas pessoas no mesmo lugar. 

Outro problema da pesagem manual, é que um funcionário precisa ficar ali pesando os pratos, enquanto poderia estar fazendo um outra função de maior importância. 

Ou seja: a pesagem manual é um problema que reúne três pontos negativos para o seu restaurante:

  • Precisar dispor de um funcionário para pesar os pratos;
  • Lidar com filas lentas e demora no atendimento;
  • Causar a aglomeração em horários de pico.

A solução para evitar filas: sistema para restaurante

Um bom sistema para restaurantes oferece a possibilidade de resolver esse problema de gestão com uma solução simples: O autoatendimento com balança eletrônica, no qual o cliente faz a pesagem sozinho. Assim que o prato é colocado em cima da balança, a comanda sai com o valor e o peso. 

Com essa utilidade, não é preciso ter um funcionário para fazer a pesagem, porque ela acontece sozinha. As filas são evitadas porque a pesagem é rápida, o que ainda resolve o problema da aglomeração. 

3º Falta de controle de estoque do seu restaurante 

Falta de controle de estoque do seu restaurante

O controle do estoque é um dos processos mais importantes para que o restaurante funcione corretamente. Afinal, o principal elemento do restaurante é a alimentação. Ou seja, os produtos precisam estar em dia, com boa qualidade. 

Além dos produtos estarem em boa qualidade, eles não podem estar em falta. É preciso que tudo seja organizado corretamente para que no momento da preparação dos pratos, não falte nenhum ingrediente. 

Não adianta ir ao mercado, comprar uma grande quantidade de alimentos e deixar eles estragarem dentro da geladeira e balcão. É preciso fazer o controle! 

A solução para controlar o estoque: sistema para restaurante

Com um sistema para restaurantes, o seu estoque estará controlado virtualmente. Você pode adicionar todos os produtos e, assim que eles forem sendo utilizados, dar baixa no sistema. 

Tudo acontecerá de maneira digital, pelo computador, sendo muito mais ágil e prático para esse controle ser feito todos os dias. 

Desta forma, você evita qualquer falta de produto e tudo ficará muito mais organizado. 

Está com dúvidas em como administrar o estoque do seu restaurante da melhor forma possível? Então leia: Controle de estoque para restaurantes.

4º Problemas na gestão financeira do seu restaurante

Todos sabemos que muitos problemas podem acontecer se a gestão financeira não sair da forma correta. Por isso, é essencial que os empreendedores se preocupem com esse fator. 

Erros como furos de caixa, inadimplência, falta de organização, utilizar dinheiro do restaurante para coisas pessoais e problemas com o fluxo de caixa são mais comuns do que parecem. E se acontecerem com frequência, podem ser fatais para o seu restaurante. 

Portanto, preocupe-se em fazer um planejamento que envolva atitudes para melhorar a gestão financeira do seu restaurante. Para que assim seja mais fácil evitar problemas.

A solução para a sua gestão financeira: sistema para restaurantes.

Um sistema para restaurante permite que você faça todo o controle das contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa diário e mensal. Com essa possibilidade, fica muito mais fácil ter um controle financeiro no seu restaurante! 

Com esse controle, será possível organizar tudo e evitar todos os problemas já ditos acima. Por isso, invista em um sistema para restaurante e comece a evitar possíveis erros.

5º Falta de controle no delivery 

Não controlar as entregas do seu restaurante pode causar uma confusão e ainda fazer você perder o cliente. Por isso, é essencial que o seu entregador esteja com as rotas certas e endereços corretos e explicados em mãos.

A falta de organização no pagamento dos entregadores também pode causar problemas. Por isso, deve-se pensar em uma forma de padronizar e deixar tudo organizado para que no final da noite, todos recebam suas comissões.

A solução para controlar as entregas: sistema para restaurante 

Para facilitar a organização dos seus entregadores, você só precisa seguir algumas atitudes. Nós temos algumas dicas infalíveis que podem ajudar muito! E o essencial é: conte com um sistema que facilite todo esse processo.

Isso serve também para ajudar no pagamento dos entregadores do seu restaurante. Um bom sistema de gestão ajuda em toda a organização, mostrando quantas entregas cada entregador fez e permitindo a realização o pagamento. 

Leia mais: Dicas para diminuir o tempo de entrega do delivery

Sistema de gestão para o seu restaurante: a solução que você precisa!

Investir em um sistema que ajude diariamente a sua equipe a fazer o seu restaurante funcionar da melhor forma possível é super recomendável! Além do software ajudar a parte burocrática, ele contribuiu para as atividades repetitivas. 

Assim, você poderá diminuir a quantidade de funcionários e deixar que eles sejam mais atenciosos com os clientes no salão do restaurante ou no delivery. Lembre-se: trabalhe para oferecer a melhor experiência ao seu cliente

Com esse objetivo, é essencial que você e a sua equipe estejam sempre prontos para abraçar mudanças e melhorar os serviços! O seu restaurante só funcionará se tiver clientes, então procure valorizar ao máximo e oferecer algo diferente do que a concorrência já vem fazendo. 

Um recado especialmente para você: quer evitar complicações futuras no seu restaurante? Solicite uma demonstração gratuita no Limber Chef e veja os benefícios!

Conteúdos relacionados

Como o turismo pode se preparar...

quero ler

Quais as melhores formas de pagamento...

quero ler

Vender online sem e-commerce, é possível?

quero ler

Formulário de newsletter