por limber, 26 de novembro de 2021

Food service: tecnologias e novas tendências para restaurantes

Food service: tecnologias e novas tendências para restaurantes | Limber

Há algum tempo o mercado de alimentação vem se adaptando para atender as necessidades dos consumidores atuais. 

Com a chegada da pandemia, essa adaptação foi acelerada e modificada. Com isso, inevitavelmente, novas tendências começaram a surgir e foram integradas às antigas, que já faziam parte da rotina de muitos estabelecimentos de food service. 

Muitas dessas inovações estão aliadas a tecnologia e a capacidade quase infinita que essa área tem em continuar crescendo e se adaptando mesmo em situações que parecem ser irreversíveis.

Por isso, fizemos esse texto para você entender como as tecnologias continuam a construir novos métodos para o food service, que vão se tornar tendências no futuro — e no presente — de restaurantes.

Os aprendizados da pandemia em relação a inovação em restaurantes

A pandemia comprometeu muitas pessoas e negócios. No food service, os restaurantes tiveram que fazer o melhor para, mesmo isolados, conseguir dinheiro com seus estabelecimentos. Muita bagagem foi acumulada nessa situação terrível que acometeu tanta gente.

Nesse sentido, um dos grandes aprendizados que ficaram com essa situação delicada foi em como usar novas tendências para restaurantes é uma estratégia positiva e amplia seus negócios.

Os restaurantes tiveram que fechar as portas e ficaram muito tempo sem poder atender presencialmente. Foi então que o delivery despontou como uma das maiores tendências neste período. 

Leia mais: Dicas para diminuir o tempo de entrega do delivery

Essa parceria entre restaurantes e o delivery se reflete em números. Segundo pesquisa da empresa Statista, o Brasil liderou esse segmento em toda a América Latina, o país foi responsável por 45% de todo o delivery feito nessa região em 2020. 

Em 2021, estima-se que o faturamento total pelo mundo desse serviço passará dos 6,3 trilhões de dólares.  

O delivery é um sistema que já funcionava bem antes da pandemia, mas teve suas condições modificadas e melhoradas para atender as demandas do novo normal. Agora, que uma pós-pandemia desponta, ele tem tudo para continuar sendo tendência para restaurantes.

Food service: tecnologias e novas tendências para restaurantes | Limber

Um dos grandes aprendizados da pandemia, fica por conta das necessidades de adaptabilidade, e nisso as dark kitchens contribuíram muito para os empreendedores. 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que são as dark kitchens?

Esse sistema de trabalho consiste em um estabelecimento de comida que não possui um espaço físico para vendas e nem um local para que os consumidores possam fazer suas refeições.

O que existe é apenas uma cozinha, onde as comidas são preparadas e depois por meio de delivery entregues aos clientes. Esse tipo de negócio surgiu de uma necessidade gerada pela pandemia, mas acabou se tornando uma inovação de sucesso.

Quando você cria ou transforma seu restaurante em uma dark kitchen você tem algumas vantagens:

  • Praticidade
  • Conforto 
  • Segurança
  • E diminuição dos gastos.

Por isso, esse sistema é visto com muito bons olhos por sistemas de franquias, já que a redução de gastos é considerável. Apesar disso, também é um ótimo negócio para restaurantes de todos os portes.

Quais são as principais tendências tecnológicas para restaurantes?

Inovação está de mãos dadas com tecnologias para restaurantes. Ao passo que muita coisa surge, fica por um tempo e vai embora, há tendências que já passaram da fase de experimentação e estão se consolidando no mercado de food service.

Vamos conhecer essas inovações?

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A primeira dessas inovações, é o take away, esse formato se assemelha muito ao drive-thru, que apesar de ser um serviço ainda muito popular, não é exatamente novo, já que a ideia tem quase 100 anos e teve bastante tempo para crescer.

O take away consiste em estabelecimentos de food service oferecerem seus produtos para serem consumidos em outro lugar. O cliente faz o pedido por meio de aplicativo ou telefone e depois vai até o local buscar sua comida, no entanto, consome em outro lugar.

Para que esse serviço seja feito com tranquilidade e não gere desconforto nos funcionários e clientes, o omnichannel precisa estar sincronizado de forma perfeita.

Para aqueles que não estão familiarizados com esse termo, o omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de vários meios de comunicação de um estabelecimento. Ele otimiza a comunicação entre funcionários, e melhora a experiência do cliente.

A comanda eletrônica, uma das funcionalidades de sistemas para restaurantes, é um exemplo de como essa estratégia funciona, uma vez que os clientes são integrados a um único programa que agiliza o seu atendimento take away, já que todos os pedidos vão  direto para a cozinha e os outros funcionários se ocupam em entregar as refeições. 

A tecnologia em restaurantes está cada vez mais facilitando a vida de todos os envolvidos nesse processo. Desde o dono, que precisa lidar com questões mais institucionais, até o cliente, que quer apenas pedir o seu almoço.

Fala-se muito de inovações para restaurantes que funcionam de uma forma remota e quase sem atendimento ao público, isso não é por acaso, os tempos em que vivemos moldaram o food service dessa forma.

Dito isso, o atendimento automatizado se tornou cada vez mais comum durante a pandemia e não vai embora quando as contenções estiverem mais flexibilizadas.

Esse modo de atender proporciona autonomia e liberdade ao cliente, que poderá fazer seu pedido de forma isolada, sem precisar contar com o auxílio de um garçom, por exemplo.

Contar com essa inovação em restaurantes proporciona diversos benefícios ao seu estabelecimento, como:

  • Evita erros: muitas vezes, quando seu restaurante está lotado, os garçons podem ficar sobrecarregados e acabar cometendo algum erro, com o atendimento automatizado isso não acontece;
  • Aumenta as vendas: com mais comodidade para os clientes fazerem seus pedidos, não é necessário que eles esperem que o atendimento chegue até eles, esse processo é agilizado.
  • Altera com facilidade: aqui você pode deixar o seu cardápio sempre o mais atualizado possível, como tendências, novidades e alimentos que são mais populares em determinadas épocas do ano.

O autoatendimento pode ser feito de diversas maneiras, as mais comuns são através de totens que gerenciam o cliente no seu pedido, com dicas, opções, promoções e guias de como usar o equipamento.

E também pelo cardápio digital que com apenas alguns cliques já está no smartphone do cliente, liberado por mensagens, rede social ou por aplicativos.

De forma simples o autoatendimento diversifica, auxilia e gera mais conforto para seu negócio. Assim, gera mais segurança e tranquilidade na hora de atender os clientes.

Leia mais: Passo a passo para criar os melhores cardápios para diferentes segmentos

De que forma atualizar meu restaurante com essas tendências?

Se você chegou até aqui, é porque seu interesse por tecnologia e, principalmente, por implementá-la no seu restaurante é grande. Por isso, vamos ajudá-lo a concretizar essa mudança, que parece difícil, mas é muito simples.

Primeiro, é preciso entender como você trabalha, quais são seus pontos fortes, quais setores não estão correspondendo a suas expectativas, o que pode ser mudado, o que você espera com essas mudanças. Essas questões precisam ser respondidas antes mesmo de implantar as novas tecnologias e tendências. 

Pensou? Tem todas as respostas? Então confira dicas de como aplicar tendências no seu restaurante.

Food service: tecnologias e novas tendências para restaurantes | Limber

Você percebeu que essas tendências estão ligadas a tecnologia, então, está na hora de deixar o papel e a caneta de lado e passar a ter uma base de dados sólida. Para isso, você vai precisar de um sistema de gestão potente e inteligente.

Um sistema de gestão é importante para fazer a transição dessas inovações. Digamos que você queira investir em um cardápio virtual e em delivery. Sem um software você não iria de forma alguma concluir esses objetivos, principalmente no caso do cardápio.

O software fará o cadastro automático do seu cardápio no sistema e você só terá o trabalho de enviá-lo para os smartphones dos clientes quando eles visitarem seu restaurante. 

No caso do delivery, você terá controle total das informações. Desde o pedido até a entrega. É muito importante ter informações das notas fiscais e tudo que envolve o processo de gerenciamento do estabelecimento, para que as tendências em restaurantes não se tornem um problema para você.

Essa é a parte essencial do processo de implementação de inovações em restaurantes, investir em tecnologia que auxilie e facilite o processo de adaptação do seu negócio e funcionários às tendências que você pretende seguir.

Já que o tópico funcionários está em aberto, é preciso alinhar os seus pensamentos com quem trabalha com você. Sócios, fornecedores, cozinheiros, todos que estão envolvidos no processo precisam estar cientes de suas ambições.

Um processo desse não se conclui sozinho, é preciso que todos colaborem e estejam dispostos a fazer parte das tendências para restaurantes. 

Se você quer conhecer mais soluções e dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante, com implementação de tecnologia, cardápio cadastrado, comanda eletrônica e muito mais, acesse nosso eBook:

A tecnologia em restaurantes está se tornando cada vez mais indispensável. Para se destacar no food service, você precisa impactar seu cliente por meio da inovação. Descubra como usar as tendências tecnológicas a seu favor.

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