por limber, 23 de abril de 2021

Como diminuir a rotatividade de funcionários na sua loja?

O rodízio de funcionários pode afetar financeiramente a sua loja, por isso, é preciso buscar maneiras de diminuir a rotatividade! Saiba como:

Um homem representando a rotatividade de funcionários com bonecos.

O grande rodízio de funcionários pode afetar financeiramente a sua loja, por isso, é preciso buscar maneiras de diminuir a rotatividade, para que a sua empresa não tenha prejuízo e mantenha uma equipe motivada.

 Afinal, para que a loja cresça e gere lucros, é preciso que a sua equipe esteja alinhada, motivada e inspirada para trabalhar e crescer juntamente com a marca. Por isso, a gestão de pessoas é tão importante!

Analisar o que pode estar saindo errado, pode ser um crescimento tanto para a loja quanto para as pessoas envolvidas, por isso é essencial que seja feito o melhor para todos. 

Existem muitas causas que podem resultar em rotatividade na loja, por este motivo, iremos citar algumas e logo daremos dicas para que você consiga aplicá-las e diminuir a rotatividade de funcionários!

O que causa essa rotatividade de funcionários? 

Uma das causas pode ser a falta de incentivo, que está ligada tanto ao funcionário quanto à loja. Pois, se a loja não busca motivar e o funcionário está desanimado, é preciso que a empresa comece a fazer a motivação acontecer. 

Outra opção que pode estar acontecendo é a falta de conhecimento sobre o que é ser um líder, pois, essa é uma ação que muitas pessoas confundem e acabam fazendo ao contrário. 

Se o funcionário se sentir desvalorizado pois têm pessoas que estão desmerecendo o seu trabalho, com certeza ele irá se desanimar e não terá mais a força de vontade para trabalhar como antes. 

Está procurando uma solução para o seu negócio melhorar os processos? Conheça agora os softwares da Limber! Clique aqui. 

Formas de diminuir a rotatividade de funcionários

Invista em treinamentos para funcionários

O investimento em treinamentos para os funcionários vão retornar em benefícios para ambas partes, tanto para o funcionário que estará aprendendo, quanto para a loja, que terá um funcionário ainda mais preparado para a função.

É indicado também oportunizar palestras rápidas dentro da empresa, podendo ser sobre temas pertinentes aos processos da empresa, ou algum assunto importante para ser abordado naquele momento.

Aprimore a sua liderança 

Os líderes dos setores são exemplo para os outros funcionários, portanto, eles devem ser pessoas preparadas para lidar com as pessoas, sabendo gerir o tempo e os conflitos. 

Para que isso seja feito corretamente, é necessário treinamentos para o desenvolvimento de técnicas que auxiliam os líderes na tomada de decisão. Tudo isso ajudará o líder a inspirar e formar outros líderes dentro da equipe. 

Ofereça bonificações 

Faça uma pesquisa e descubra os valores dos salários pagos por outras empresas do mesmo ramo que a sua, após, comece oferecer um salário similar. Pois, a remuneração é um fator decisivo para os colaboradores.

Ofereça bonificações por metas atingidas, mas sem pegadinhas e promessas que não serão cumpridas. Não espere o semestre passar para realizar o pagamento dessa bonificação, quanto mais imediata, mais motivado o funcionário ficará. 

Construa plano de carreira para os funcionários

Hoje em dia, é perceptível que os funcionários estão com desejo rápido de crescimento dentro da empresa. Então, se caso a loja não oportunizar isso, ele não estará motivado a continuar. 

Por isso, para que você consiga diminuir a rotatividade, construa o plano de carreira para os funcionários, pois, assim eles conseguirão ver os degraus que precisam alcançar para chegar na próxima etapa de crescimento, desta forma, se sentirão mais motivados. 

Agora você já sabe o que fazer para diminuir a rotatividade de funcionários na sua loja! Construa sua equipe e aplique as dicas para melhorar a gestão organizacional! 

Categoria:Varejo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.