por limber, 02 de novembro de 2021

Black Friday em restaurantes: como aproveitar ofertas e promoções a seu favor?

Black Friday em restaurantes: como aproveitar a data | LimberChef

A última semana de novembro é extremamente movimentada em todos os setores comerciais, inclusive o de food service. Afinal, é a semana da Black Friday, um evento que pode oferecer muitos benefícios, como o aumento de vendas e a fidelização de clientes.

Porém, para aproveitar ao máximo a Black Friday em restaurantes, é necessário pensar em estratégias, principalmente nas ofertas e promoções, para que seu estabelecimento não tenha prejuízos e consiga explorar os benefícios que esse evento pode dar.

Pensando nisso, neste artigo separamos estratégias para você aproveitar essa grande semana de consumo. Boa leitura!

Planeje promoções e ofertas no restaurante
Trabalhe na divulgação do evento com marketing para
Estenda a Black Friday em restaurantes para os serviços de delivery
Analise os resultados alcançados para planejamentos futuros

Planeje promoções e ofertas no restaurante

O primeiro passo para obter sucesso na Black Friday em restaurantes é definir seus objetivos com o evento. Você pode focar no aumento de faturamento, na fidelização de clientes e na divulgação de sua marca.

Leia mais: Programa de fidelidade para bares e restaurantes 

Com os objetivos definidos, é a hora de planejar e estruturar bem suas promoções e ofertas para atrair clientes.  Para isso, algumas coisas precisam ser levadas em consideração.

Ofereça promoções e ofertas verdadeiras em seu restaurante

Um pensamento equivocado que pode comprometer a imagem do restaurante e prejudicar sua saúde financeira é a ideia de que você pode enganar seus clientes com promoções e ofertas falsas.

Black Friday em restaurantes: como aproveitar a data | LimberChef

As chamadas “maquiagens de preço”, em conjunto com as propagandas enganosas, estão no topo do número de reclamações de consumidores no site Reclame Aqui.

Caso seu restaurante não possa realizar promoções em relação ao preço de seus pratos e produtos, crie outras estratégias como combos promocionais, ou, ainda, faça parcerias com outros empreendimentos para aumentar sua demanda e oferta.

Seu restaurante pode aderir a variadas estratégias e abordagens. Mas é importante analisar com quais delas seu estabelecimento pode arcar de maneira honesta sem sofrer prejuízos.

Selecione as melhores promoções e ofertas para destacar seu restaurante dos concorrentes

Como citado anteriormente, você deve escolher promoções e ofertas que não dêem prejuízo ao seu restaurante, pensando principalmente em satisfazer sua clientela. Afinal, a Black Friday é uma grande oportunidade para melhorar o relacionamento entre seu estabelecimento e as pessoas que o frequentam.

Para que seu restaurante cresça e prospere no setor gastronômico, separamos algumas ideias de promoções e ofertas em restaurantes que têm gerado resultado: 

  • Ofereça itens gratuitos: oferecer acompanhamentos ou produtos menos consumidos de forma gratuita pode levar muitos clientes ao seu restaurante, principalmente os que já são consumidores do local. Eles ainda podem ajudar a atrair novos clientes pela divulgação boca a boca.
  • Disponibilize itens por um preço simbólico: se seu restaurante não pode oferecer produtos gratuitos, procure disponibilizá-los por um preço simbólico. Essa estratégia é de grande eficácia em produtos como sobremesas, que muitos clientes deixam de comprar para evitar gastar mais.
  • Crie combos especiais para a Black Friday:  essa é uma estratégia utilizada corriqueiramente por restaurantes para clientes que querem comer bem, principalmente em grupos, mas querem economizar. 

Crie combos especiais para a data, a fim de dar ideia de escassez em seus consumidores por ser um produto de tempo limitado.

  • Desenvolva promoções e ofertas para grupos grandes: promoções para grupos grandes são mais rentáveis, afinal, o valor envolvido é maior. Mesmo que seu lucro seja um pouco menor em cada refeição, o conjunto do grupo garante um faturamento positivo.
  • Ofereça mais por menos: oferecer sobremesas e bebidas em dobro é outra estratégia que fará seus clientes consumirem mais em seu estabelecimento.
  • Disponibilize cupons de desconto futuros: essa é uma tática a ser utilizada principalmente por restaurantes que querem fidelizar seus clientes. Isso faz com que os consumidores voltem ao restaurante, visto que são incentivados a provar duas vezes de seus serviços e produtos.

Aproveite a Black Friday para fazer seu restaurante crescer. Porém, é importante lembrar de manter a qualidade dos pratos e a satisfação do cliente. Já que de nada adianta oferecer ofertas e promoções se seus clientes não curtirem a experiência.

Trabalhe na divulgação do evento com marketing para food services

Black Friday em restaurantes: como aproveitar a data | LimberChef

Outro passo importante que deve ser levado a sério no planejamento da Black Friday em seu restaurante é a divulgação do evento. Crie estratégias para mostrar suas ofertas e promoções, a fim de engajar seus clientes e atraí-los.

Leia mais: Food service: tecnologias e novas tendências para restaurantes

Contar com anúncios pagos, e-mails e, principalmente, as redes sociais, pode aumentar muito sua clientela na semana do evento e até mesmo depois dela. Aproveite também para destacar a data dentro do próprio estabelecimento, com panfletos e decorações especiais.

Outra prática que pode levar mais resultados ao seu restaurante é a realização de sorteios nas redes sociais. Você já deve ter se deparado com essa estratégia que requer que o seguidor curta, comente e compartilhe para poder concorrer a um prêmio.

Tudo isso pode dar ainda mais visibilidade para seu estabelecimento, principalmente na área virtual, já que seus clientes se tornarão divulgadores do restaurante.

Estenda a Black Friday em restaurantes para os serviços de delivery

Outro erro cometido por muitos restaurantes é a não inclusão de seus clientes de delivery. Criar promoções específicas para seus consumidores de entrega vai aumentar ainda mais suas vendas e a quantidade de clientes fidelizados.

Black Friday em restaurantes: como aproveitar a data | LimberChef

Isso porque ofertas no delivery atingem uma parte considerável de seus clientes que preferem consumir no conforto de casa, ou ainda aqueles que não podem se locomover até o estabelecimento, como os que estão em horário de trabalho. 

Confira algumas promoções de delivery que você pode ofertar para seus clientes:

  • Ofereça sobremesas e aperitivos de graça com o prato principal: os chamados “pratos opcionais” podem ganhar destaque na semana de evento. Oferecer sobremesas, aperitivos ou bebidas de graça, como acompanhamentos do prato principal, pode ser um grande atrativo.
  • Libere a entrega grátis: a entrega gratuita para compras acima de um determinado valor é uma boa tática para restaurantes que querem novos clientes, já que muitos esperam esse tipo de promoção para consumir sem pesar muito no bolso.
  • Desenvolva cupons de desconto especiais para delivery: ofertas especialmente para delivery funcionam muito bem, principalmente se você oferecer cupons de desconto. Cupons futuros, como os citados anteriormente, também são de grande ajuda, principalmente se forem para ser consumidos dentro do estabelecimento. 

Utilizar aplicativos de delivery ou um sistema para restaurantes, como o Limber Chef, que tenha delivery integrado, também pode facilitar esse processo. É importante, ainda, garantir a qualidade dos alimentos e do sabor, assim como o tempo das entregas, para manter seus clientes satisfeitos.  

Leia mais: Como o sistema Limber Chef pode ajudar o delivery

Analise os resultados alcançados para planejamentos futuros

Por fim, após uma semana corrida e cheia de trabalho, é hora de mensurar seus resultados. Avalie as estratégias que deram certo e te ajudaram a vender mais e também as que não funcionaram, e procure entender os motivos para cada situação.

Isso é importante para que você possa desenvolver estratégias mais precisas e certeiras nos próximos anos, além, é claro, de analisar os custos e lucros obtidos pelas promoções e ofertas.

Existem ainda algumas métricas que devem ser analisadas para entender o que precisa melhorar para atingir seus objetivos no próximo ano. Entre essas métricas podemos citar:

  • Custo de aquisição de clientes (CAC): o CAC é muito importante para a saúde financeira de seu restaurante, pois mostra quanto você gastou para cada novo cliente adquirido. Dessa maneira, você consegue ter mais sucesso em atrair novos consumidores e gastar menos ainda nas suas próximas estratégias.

Para analisar seu CAC, divida o número de clientes novos pelos valores gastos em marketing e publicidade. Essa métrica também pode ser usada para o ano todo, assim você tem um maior controle de seus investimentos.

  • Ticket médio: esse é o valor médio de cada pedido, o que pode variar muito dependendo dos pratos e produtos servidos. Porém, quanto maior o ticket médio, melhor, pois ele indica que seus consumidores gastaram mais em seu restaurante.

Para calcular essa métrica, é preciso dividir o total consumido em um determinado período pelo número de clientes que frequentaram o local. Você pode especificar ainda mais e dividir o ticket médio entre presencial e delivery, para analisar quanto seus clientes gastaram em cada um.

  • Desconto médio: na Black Friday, essa pode ser considerada a principal métrica a ser analisada, já que identifica se os descontos, promoções e ofertas em restaurantes geraram lucro ou prejuízo.

Para calcular essa métrica, divida o preço de seus produtos vendidos (com desconto e de maneira separada) pelo preço efetivo da venda. É preciso oferecer boas promoções na Black Friday, mas de nada adianta se forem te levar ao prejuízo.

Com todas essas dicas, você já está encaminhado para ter sucesso na Black Friday em restaurantes e no setor gastronômico em geral. Atente-se à satisfação de seus clientes e destaque-se de seus concorrentes. Os resultados desse evento para a saúde financeira de seu negócio podem te surpreender.

Para ter ainda mais efetividade ao alcançar seus objetivos com a Black Friday, utilize o sistema para restaurantes Limber Chef. Com ele, você tem mais controle de delivery, além de melhorar a experiência de seus consumidores com ferramentas e serviços como a balança e a comanda eletrônica.

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Categoria:Restaurantes

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