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Atendimento ao consumidor em restaurantes delivery: estratégias para o sucesso

24/06/2021

Em meio ao cenário dos últimos 2 anos, que envolve a pandemia da covid-19, a demanda para o atendimento delivery aumentou consideravelmente. E, com o tempo, os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, então, é preciso analisar todo o processo para conseguir fidelizá-los. 

Tudo isso acontece desde o atendimento ao consumidor até a entrega do produto. Portanto, separamos aqui algumas estratégias e boas práticas para o seu restaurante delivery.

Para conquistar o cliente e alcançar o sucesso do seu delivery, é necessário pensar em cada detalhe para que o processo seja rápido, eficiente e de qualidade. 

Neste artigo, buscamos explorar estratégias para todo o processo, desde o momento em que o público tem acesso ao seu delivery, nas redes sociais ou outras plataformas, até ele receber o produto em casa. Ou seja, são atitudes que começam lá no início e que podem fazer muita diferença!

1º Oportunize uma experiência diferente no seu atendimento delivery

2º Diminua o tempo de entrega no delivery 

3º Estude a concorrência do seu restaurante

4º Divulgue seu restaurante delivery nas redes sociais 

5º Invista em fotos para redes sociais e cardápio digital

6º Crie programas de fidelidade de clientes 

7º Ofereça descontos nas vendas do delivery

8º Automatize com um sistema 

1º Oportunize uma experiência diferente no seu atendimento delivery

Neste momento, deve-se evitar qualquer detalhe que possa chatear o consumidor e melhorar os elementos que irão conquistá-lo o cliente. Ou seja, trata-se de oferecer uma experiência completa, começando desde o atendimento ao consumidor até a entrega do produto

A experiência começa no momento em que o público tem contato com as redes sociais do seu delivery, então, seja profissional nas postagens. Utilize ferramentas e uma linguagem que passem seriedade e compromisso ao consumidor, mas sem perder o tom amigável, que conquista mais pessoas na internet.

A partir disso, é hora de atender! É preciso ter muito cuidado com o atendimento ao consumidor. Se as suas vendas acontecem por WhatsApp, por exemplo, treine seus colaboradores para serem atenciosos do início ao fim.

Se o seu delivery utilizar aplicativos ou sites para a realização dos pedidos, proporcione uma experiência leve e intuitiva, na qual o cliente possa entender cada passo da compra. Também conte com fotos atrativas dos seus pratos ou lanches, que realmente mostrem a realidade deles, para evitar decepcionar os clientes.

Em todos os casos, é importante que o pedido seja revisado antes da entrega. Erros nos pedidos são frequentes e chateiam muito o cliente. Por isso, essa revisão é essencial no seu restaurante delivery! 

O sucesso do seu delivery: o pedido entregue!

Depois que o pedido foi confirmado, é hora de: não atrasar a entrega! Mas, logo falaremos sobre algumas dicas para que você possa diminuir o tempo de entrega do seu delivery

Agora, imagine-se recebendo um pedido em sua casa. Qual embalagem você gostaria mais? Seria legal mandar um recadinho? Um chocolate? Nesse caso, você se adapta a partir da situação financeira do seu delivery. 

Mas, pense em uma embalagem legal, que leve seriedade e profissionalismo para o cliente. Sem esquecer da possibilidade de escrever um recadinho na embalagem mesmo ou em um adesivo. 

E, claro, se o seu delivery tiver condições financeiras, pense em um presentinho! Aqui, podemos dar, como exemplo: um bombom! Acredite, isso muda a experiência do cliente.

2º Diminua o tempo de entrega no delivery 

O tempo de entrega é um fator muito importante para os consumidores de delivery, pois, geralmente, eles querem que seu prato ou lanche chegue o mais rápido possível. Por isso, o restaurante delivery deve estar organizado para preparar o pedido e já enviá-lo. 

Não adianta a cozinha deixar o pedido pronto rapidamente e a entrega demorar, ou o contrário. Por isso, a cozinha deve estar organizada para o pedido ser preparado de uma forma ágil e a gestão de entregas deve organizar as rotas para o prato chegar rapidamente.

Quer saber mais detalhes de como diminuir o tempo de entrega do delivery? Aproveite as dicas e o seu restaurante delivery será um sucesso! Leia mais: Dicas para diminuir o tempo de entrega do delivery.

3º Estude a concorrência do seu restaurante

Estudar os processos da concorrência também é uma excelente estratégia para o seu delivery, pois por meio desse estudo você consegue compreender melhor os seus próprios pontos fracos e fortes, comparando-os com os do seu concorrente.

Com isso, você poderá explorar o que já está dando certo e aprimorar, e ver o que você pode lançar como tendência, ou como diferencial no seu delivery. Então, sempre procure estar por dentro do mercado, tanto entre os concorrentes da cidade  quanto com os restaurantes de outras regiões.

Ao fazer essas pesquisas, você também pode testar possibilidades novas no seu delivery e perceber o que mais agrega na experiência do cliente, assim, conseguindo que o seu delivery seja destaque!  

4º Divulgue seu restaurante delivery nas redes sociais 

Divulgue seu restaurante delivery nas redes

Divulgar nas redes sociais é uma dica de sucesso para o seu delivery! Pois, imagine-se em alguns horários, como 10h da manhã ou 18h da tarde, com a fome aparecendo. Aí você olha as redes sociais e vê a foto de um prato que parece ser realmente saboroso.

Nesse momento, o público já cria a expectativa e fica no aguardo para fazer o pedido. Ou seja, você desperta a vontade das pessoas com a utilização das redes sociais.

Por isso, explore o marketing digital para delivery. Poste sobre o cardápio, fale sobre promoções e combos, e publique fotos dos seus melhores pratos para estar sempre aparecendo nas redes. 

Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado.”

Mas nesse ponto também é importante prestar atenção no atendimento ao consumidor. Responda com agilidade qualquer contato pelas redes sociais e mostre-se disponível e amigável em cada interação. Isso vai aproximar muito mais o cliente da sua marca.

5º Invista em fotos para redes sociais e cardápio digital

Para conseguir aplicar a ideia de atrair os clientes para o seu restaurante pelas redes sociais, é preciso investir em fotos de ótima resolução, que realmente criem expectativas no cliente. 

Além de utilizar essas imagens nas redes sociais, você pode utilizá-las no cardápio digital também! Assim, o cliente saberá exatamente como o produto é, o que contribuirá muito no momento da escolha. 

No cardápio digital, juntamente com as fotos, coloque os ingredientes e descreva o produto de uma forma simplificada, para que assim evite-se o risco de o cliente decepcionar-se com a sua escolha. 

6º Crie programas de fidelidade de clientes 

Crie programas de fidelidade de clientes

Esta é uma dica central para ajudar você a manter os clientes e conquistar novos! A partir de simples atitudes, você consegue criar programas de fidelidade! Hoje em dia, essa forma de atrair clientes está em alta, por isso, está na hora de você colocar em prática também! 

  • Por que fidelizar clientes? 

Com a fidelização de clientes, os seus lucros aumentarão e o relacionamento com eles melhorará. Ou seja, você receberá mais feedbacks sobre o seu produto, podendo melhorar cada vez mais. 

Sem esquecer que, clientes satisfeitos, voltam para o seu delivery e também recomendam o seu produto! 

  • Como a fidelização acontece? 

A fidelização pode acontecer tanto em um atendimento humanizado quanto em programas como pontuações para ganhar descontos ou cartões de fidelidade. Escolha as formas que combinam mais com o seu negócio e aplique-as!  

Ficou com dúvida de como fidelizar clientes no seu delivery? Nós te ajudamos com mais explicações e dicas! 

7º Ofereça descontos nas vendas do delivery

Fazer combinações de combos e aproveitar as datas comemorativas para lançar descontos é uma grande maneira de fazer seu delivery ser um sucesso! Todos sabemos que descontos atraem consumidores, por isso, explore-os ao máximo.

Neste tópico, podemos acrescentar a ideia da fidelização, como por exemplo: “compre 2 pizzas grandes e ganhe uma pizza média!” ou “compre uma pizza gigante e ganhe um refrigerante”.

Nas combinações de combos, você oferece alguns produtos e diminui o valor só por ser o combo. Pois, com a possibilidade de o cliente experimentar mais produtos do seu delivery, ele pode gostar ainda mais, fazendo com que ele volte a comprar. 

8º Automatize o atendimento ao consumidor com um sistema 

Hoje em dia, quanto mais rápido o atendimento ao consumidor acontecer, melhor! Então, é válido fazer o investimento em uma ferramenta que oportunize isso.

Como exemplo de automação e menos burocracia no processo, conheça o sistema Limber Chef

Agora, te explicaremos como o Limber Chef pode ajudar o seu delivery! Para melhorar e facilitar o atendimento ao consumidor, o software oferece um apoio importante principalmente em cinco fatores:

  • Controle de entregas, para garantir a velocidade, a eficiência e também a maior produtividade dos seus entregadores;
  • Gestão de processos no restaurante, desde vendas, faturamento, contas e muito mais. É um apoio importante para você passar menos tempo na organização burocrática e mais cuidando do atendimento ao consumidor.
  • Automatização do atendimento, com um sistema de bina, que registra o número de telefone, o nome, o endereço e outros dados do cliente, para ter um atendimento muito mais rápido nos próximos pedidos.
  • Cardápio cadastrado no sistema, o que dá muito mais eficiência nos seus atendimentos e no trabalho do dia a dia em seu restaurante delivery.
  • Controle de estoque, para reduzir seus custos, evitando a perda de alimentos, e garantir que o restaurante sempre tenha os ingredientes necessários.

Ou seja, com essa automação, o atendimento fica muito mais ágil, rápido e descomplicado! Assim, oportunizando menos chateações e repetições ao cliente. 

O seu restaurante delivery será um sucesso! 

Aposte nas dicas e coloque em prática agora mesmo! Aos poucos, você verá os resultados acontecendo e poderá melhorar ainda mais. Mas, sempre dê importância para a experiência do seu cliente. 

Cada detalhe faz a diferença, portanto, pense na experiência como um todo, por isso, se coloque no lugar do consumidor. Pense como você gostaria de ser atendido. Ao perceber isso e aplicar as dicas, ficará mais fácil do seu restaurante ser um sucesso! 

Um cliente satisfeito, volta e ainda traz outros, por isso, sempre esteja melhorando o atendimento ao consumidor, trate seus clientes como se fossem únicos e você será recompensado! 

Se interessou pelo sistema Limber Chef? Então conheça tudo que ele pode fazer pelo seu restaurante delivery.

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