A vasta tecnologia dos dias de hoje contribui de várias formas para todos os ramos, principalmente para a gestão no agronegócio. Até porque, a falta deste auxílio pode causar um atraso no crescimento da empresa.
É perceptível que muitas empresas deste ramo, podem ter ficado para trás no quesito aproveitamento da tecnologia. Isso porque, muitos gestores vêm da agricultura familiar, ou seja, uma gestão antiga.
Desta forma, pode ocorrer o esquecimento de monitoramento, ou até, podem considerar desnecessário ter um controle maior sobre a gestão da empresa de agronegócio. Tudo isso, pode comprometer o futuro da empresa.
Afinal, quem tem o poder para a empresa ser bem-sucedida, é o próprio gestor. Pois, são os relatórios que contribuem para a empresa acompanhar tendências de mercado, basicamente, análises de investimento.
Gestão no agronegócio: Agricultura no Brasil
O agronegócio está em crescimento constante nos últimos anos, tornando-se um protagonista na economia brasileira. A partir disso, é o setor que estabeleceu uma vertente no desenvolvimento do país.
Por tudo isso, é válido o investimento focado em aumentar o crescimento da empresa, impulsionando a produtividade e os lucros. Mas, para isso, é necessário que a tecnologia esteja presente.
Até porque, com os avanços da tecnologia funcionando em sua empresa, muitos desafios e obstáculos do agronegócio podem ser evitados, desta forma, contribuindo em cada setor.
Principais desafios do agronegócio
Um dos benefícios da gestão alinhada, é a superação de alguns desafios do agronegócio. Pois com essa organização, é possível encontrar maneiras que revertem obstáculos que implicam no crescimento da empresa.
Entre os desafios: desperdícios e perda na produção, processos burocráticos e a equipe escassa. Portanto, são vertentes que podem impactar diretamente a sua empresa, caso você não mantenha uma gestão adequada.
Desperdícios e perda na produção
O desperdício e perda na produção é visível tanto dentro das propriedades rurais quanto no consumo ou no varejo. Tanto pelas logísticas, mas também por erros que podem ser evitados.
Além de ser um problema para o meio ambiente, este desafio também impacta diretamente nos lucros da empresa, o que pode gerar problemas no crescimento.
Processos burocráticos
O excesso de processos burocráticos é um desafio grande na gestão do agronegócio, por exemplo, na exportação de produtos, em que há muitas exigências, que tornam o processo mais demorado.
Mas, é válido ressaltar que essas exigências são atitudes necessárias para reduzir doenças e pragas que podem ser propagadas nas cargas. Por isso, é preciso conhecer muito bem cada processo, para evitar imprevistos.
Equipe fora de sintonia
Nos dias de hoje, como em muitas áreas, existe uma certa escassez na mão de obra especializada, o que dificulta muito nos dias de trabalho.
Por isso, hoje em dia, existem muitas funcionalidades, como um sistema ERP, que contribui para que os funcionários sejam reduzidos e os processos aconteçam automaticamente no sistema.
O que é gestão no agronegócio?
Trata-se sobre um conjunto de estratégias, com o objetivo de implementar soluções para construir o controle dos processos a partir dos recursos necessários do agronegócio.
É necessária para padronizar processos com o objetivo de alcançar resultados de sucesso, encontrar soluções para erros no plano de ação, realizar treinos com a equipe para atividades agrícolas e também determinar metas.
Neste âmbito, percebe-se a necessidade de auxílios como: um sistema ERP, que contribui para que a gestão esteja em dia, com todas as funcionalidades completas, para todos os setores da sua empresa.
Qual é a importância da gestão no agronegócio?
A gestão é responsável pelas decisões que contribuem para o posicionamento de mercado, estratégias efetivas, mudança de plano de ação e muito mais. Por isso, ela é extremamente importante para as empresas.
Afinal, uma empresa que não se preocupa com o crescimento, em mudar estratégias e melhorar perante ao mercado e concorrência, não busca aperfeiçoar a gestão, e claro, está longe do sucesso.
A cultura organizacional da empresa está ligada com uma gestão eficiente, o que implica em todos os setores. Desta forma, o início para o caminho do sucesso, é o alinhamento da gestão.
Etapas da gestão no agronegócio
Planejar: estratégias e objetivos
início da gestão é baseada em entender objetivos e estratégias, para que assim, metas possam ser criadas, a organização comece acontecer nos setores e todos estejam trabalhando em prol do mesmo objetivo.
Lembrando que, o planejamento no agronegócio é extremamente importante, devido ao estoque de rações, insumos, atividade leiteira e claro, a produtividade na lavoura. Tudo isso, é observado através de uma gestão eficiente.
Organização: tarefas e funcionalidades
A partir do planejamento, atividades serão estruturadas, na organização, tarefas precisam ser definidas com os responsáveis, para a prática ser colocada em ação e o processo estar encaminhado.
Neste momento, é importante ter os setores bem distribuídos, juntamente com os seus responsáveis e descritivos de funções. Assim, os funcionários saberão sobre como proceder.
Controle: relatórios e análises
Nesta etapa de controle, é preciso analisar o desempenho e fazer a validação nas novas estratégias colocadas em prática. Para que assim, as melhorias possam ser analisadas e as estratégias alteradas.
É válido relembrar que, com relatórios completos, que trazem dados reais para a análise, é possível ter uma visão ampla do que precisa ser modificado, assim, ajudando na criação de um novo planejamento.
Como melhorar a sua gestão no agronegócio?
Uma das melhores formas de melhorar a sua gestão no agronegócio é utilizar um sistema completo. Com ele, todos os processos são integrados em apenas um lugar, automatizando todos os setores.
No sistema para agronegócio, é possível fazer o controle de estoque, das frotas, da gestão logística da cadeia em suprimentos e toda a parte de vendas e financeiro centralizado.
Empresas deste ramo, como: Cerealista, Agro Indústria, Moinho, Laticínio, Cooperativa, Insumos e Corretoras, podem utilizar o sistema da Limber Software, chamado Limber Agro.
Funcionalidades do Limber Agro
VENDAS
Vendas assistidas: app Força de Vendas; Gestão de vendas recorrentes; Desconto automático para clientes selecionados; Programa de pontos para clientes; Gestão de tabela de preço por cliente/vendedor/região.
ESTOQUE
Requisição de compras; Controle de validade/lotes de produtos; Gestão de transferências; Cadastro/controle de vários estoques; Auditoria e inventário de estoque.
FINANCEIRO
Controle da movimentação bancária; Controle de cheques emitidos/ recebidos; Emissão automática de boletos e duplicatas; Baixa em lote de contas a pagar/receber; Controle de adiantamentos.
É a sua vez de melhorar a gestão com a ajuda de um sistema completo. Entre em contato e saiba mais agora mesmo.