Entre as estratégias para alavancar as vendas das empresas, estão as oportunidades geradas pelas tendências que o público está interagindo naquele exato momento.
Com isso, as estratégias visam atrair novos clientes e conquistar ainda mais aqueles que já confiam na empresa. É a partir disso que o mundo dos negócios acaba criando uma certa concorrência, de quem entra nas tendências e quem não.
Por isso, as empresas entram na certa dinâmica: será que o meu ramo permite que eu entre na brincadeira e aproveite a tendência do momento?
É válido afirmar que sim, é importante que as empresas tenham essa dúvida e debatam entre equipe para ver se o ramo encaixa com aquela tendência ou não. Quem sabe a sua equipe não possa abraçar todas, mas algumas sim.
O que são tendências?
Para esclarecer, entende-se por tendência: assuntos que estão em alta e que podem se tornar um tema de lembrança eterna na mente do público-alvo. Podendo ser assunto de visibilidade por mais de meses.
Além de também trazer a ideia de que algo está mudando e pode ser diferente em um futuro próximo. Trazendo o conceito de exemplos do que pode estar em alta no futuro, mas que já estão aparecendo no presente.
É válido afirmar que, a partir do ramo da tendência, é possível fazer analogias mais sérias, ou mais simples. Tudo depende do que se trata e como a empresa pode trabalhar em cima.
Talvez, algumas tendências não encaixem perfeitamente com o ramo da sua empresa ou talvez ela nem fique em alta por muito tempo, por isso, é importante saber identificar qual a oportunidade válida para a sua empresa.
Benefícios de aproveitar tendências
Entenda quais são os benefícios que a sua empresa alcança ao aproveitar as tendências do momento. Logo mais, você saberá como faz para reconhecê-las e aplicá-las em sua empresa.
Aumento das vendas
Com a aplicação das tendências, a empresa consegue fazer estratégias direcionadas ao público, visando atrair mais clientes, resultando no aumento das vendas.
Até porque, se a tendência gerar algum custo, é preciso suprir este custo com o aumento das vendas e ainda impulsionar o faturamento, para que a empresa não tenha um prejuízo.
Maior visibilidade
A partir dessa ação de tendência, a empresa também alcança maior visibilidade, pois quanto maiores diferenciações perante a concorrência, maior será a aceitação pelo público-alvo.
Talvez a sua empresa não tenha um impulso tão grande nas vendas, mas o público-alvo estará de olho nas ações que vocês estarão realizando, ou seja, a sua empresa será uma grande opção para quando houver necessidade.
Inclusão no mundo atual
Atualmente, a tecnologia está avançando a cada dia, ou seja, as empresas precisam acompanhar e o melhor: se incluir nisso. Uma das formas é aproveitar os benefícios que as tendências trazem para a empresa.
A partir disso, o público consegue reconhecer que a empresa está antenada, em alerta para as tendências do mercado, desta forma, passando mais confiança ao público e podendo atrair novos clientes.
Exemplos de tendências
Para esclarecer ainda mais o que são consideradas tendências, veja alguns exemplos do que pode ser considerado. E claro, novamente, lembre-se de analisar cada tendência a partir do ramo de atuação da sua empresa.
Para assim, fique mais claro em sua mente o que pode ser utilizado como estratégia e o que não faz muito sentido. Assim, você já poderá ter algumas ideias para o aproveitamento.
Lançamentos: produtos, roupas e filmes.
Lançamentos de produtos: como batons, bases para o rosto (exemplo da Virgínia, com a marca WePink), produtos lançados pela cantora Anitta, também são capazes de gerar repercussões.
Lançamentos de roupas: as roupas de algumas marcas famosas como Balenciaga, lançam roupas que geralmente causam bastante comentários pela internet.
Lançamento de filme: o filme da Barbie gerou uma grande mobilização das empresas, todas aplicaram estratégias que incluíam algo a ver com a Barbie para aproveitar que estava em alta pra vender mais.
Agora ressalta-se novamente: encontre tendências que façam sentido com o seu ramo para não prejudicar a sua empresa. E claro, com cuidado para não causar nenhum problema com as marcas envolvidas.
Memes do momento
Alguns memes do momento podem contribuir para trazer algo mais descontraído e dinâmico para a sua marca, alguns exemplos são: Big Brother Brasil, Fazenda, vídeos amadores que circulam pelo WhatsApp e Twitter;
Geralmente os memes que as empresas aproveitam são de programas como BBB e Fazenda, mas claro, se a sua empresa ver uma oportunidade em outro, que está em alta e será entendido pelo público, é válido.
O importante é avaliar o que aquela tendência está trazendo para o momento do seu ramo e se ela realmente pode encaixar com alguma propaganda, ou ação que pode ser realizada em sua empresa.
Como reconhecer tendências e aplicá-las em sua empresa
Agora é o momento de colocar as mãos na massa: saiba como conseguir reconhecer as tendências e logo aplicá-las em sua empresa para aumentar as vendas, ter maior visibilidade e se incluir ainda mais nas novidades do mercado.
Maneiras de aplicar as tendências
Antes de saber como aplicar as tendências, entenda que você pode fazer isso com dois focos diferentes: relacionamento com o público alvo ou endomarketing (relacionamento com os colaboradores da empresa).
Público-alvo
Para aumentar as vendas e alcançar maior visibilidade ao público: utilize propagandas, marketing nas redes sociais, ou até mesmo outdoor. Aplique algumas promoções que possam ter algo a ver com as tendências do momento.
Endomarketing
A aplicação do endomarketing é mais fácil do que parece, mas claro, depende dos colaboradores da sua empresa: são mais velhos ou jovens? Aí você pode fazer ações a partir dos dados deles mesmos.
Exemplo: pessoas mais jovens gostam de redes sociais e vivem olhando memes e tendências, ou seja, para eles fica mais fácil entender as piadas e etc, ou seja, pode estar fazendo integrações que envolvam isso.
Como reconhecer tendências e aplicá-las em sua empresa
Agora é o momento de colocar as mãos na massa: saiba como conseguir reconhecer as tendências e logo aplicá-las em sua empresa para aumentar as vendas, ter maior visibilidade e se incluir ainda mais nas novidades do mercado.
1 – Pesquisar o mercado e observar o público
Esteja sempre em alerta ao mercado e ao seu público, sempre relembrando as necessidades, interesses e o que as pessoas buscam na sua empresa, para assim, poder oferecer mais opções.
2 – Manter-se atualizado
Você e a sua equipe precisam estar sempre atualizados perante as novidades do mercado e tendências. É importante para que vocês consigam se organizar e aplicar algo logo, não no final da repercussão.
3 – Fazer análise de dados
É importante sempre estar em alerta sobre os dados da sua empresa, exemplo: aplicou estratégias perante as tendências e não trouxe os resultados esperados: avalie para ver se vale a pena realizar novamente.
Dica bônus: Tenha um sistema para a sua empresa
Para a sua empresa ter dados completos, organização completa, automatização dos processos e integração garantida entre os setores, é preciso um sistema completo.
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