por limber, 10 de agosto de 2023

Tendências: como aproveitar para alavancar as vendas?

Saiba hoje como aproveitar as tendências para alavancar as vendas.

Entre as estratégias para alavancar as vendas das empresas, estão as oportunidades geradas pelas tendências que o público está interagindo naquele exato momento.

Com isso, as estratégias visam atrair novos clientes e conquistar ainda mais aqueles que já confiam na empresa. É a partir disso que o mundo dos negócios acaba criando uma certa concorrência, de quem entra nas tendências e quem não. 

Por isso, as empresas entram na certa dinâmica: será que o meu ramo permite que eu entre na brincadeira e aproveite a tendência do momento?

É válido afirmar que sim, é importante que as empresas tenham essa dúvida e debatam entre equipe para ver se o ramo encaixa com aquela tendência ou não. Quem sabe a sua equipe não possa abraçar todas, mas algumas sim.

O que são tendências?

Para esclarecer, entende-se por tendência: assuntos que estão em alta e que podem se tornar um tema de lembrança eterna na mente do público-alvo. Podendo ser assunto de visibilidade por mais de meses.

Além de também trazer a ideia de que algo está mudando e pode ser diferente em um futuro próximo. Trazendo o conceito de exemplos do que pode estar em alta no futuro, mas que já estão aparecendo no presente. 

É válido afirmar que, a partir do ramo da tendência, é possível fazer analogias mais sérias, ou mais simples. Tudo depende do que se trata e como a empresa pode trabalhar em cima. 

Talvez, algumas tendências não encaixem perfeitamente com o ramo da sua empresa ou talvez ela nem fique em alta por muito tempo, por isso, é importante saber identificar qual a oportunidade válida para a sua empresa.

Benefícios de aproveitar tendências

Entenda quais são os benefícios que a sua empresa alcança ao aproveitar as tendências do momento. Logo mais, você saberá como faz para reconhecê-las e aplicá-las em sua empresa. 

Aumento das vendas

Com a aplicação das tendências, a empresa consegue fazer estratégias direcionadas ao público, visando atrair mais clientes, resultando no aumento das vendas. 

Até porque, se a tendência gerar algum custo, é preciso suprir este custo com o aumento das vendas e ainda impulsionar o faturamento, para que a empresa não tenha um prejuízo. 

Maior visibilidade

A partir dessa ação de tendência, a empresa também alcança maior visibilidade, pois quanto maiores diferenciações perante a concorrência, maior será a aceitação pelo público-alvo. 

Talvez a sua empresa não tenha um impulso tão grande nas vendas, mas o público-alvo estará de olho nas ações que vocês estarão realizando, ou seja, a sua empresa será uma grande opção para quando houver necessidade.

Inclusão no mundo atual

Atualmente, a tecnologia está avançando a cada dia, ou seja, as empresas precisam acompanhar e o melhor: se incluir nisso. Uma das formas é aproveitar os benefícios que as tendências trazem para a empresa.

A partir disso, o público consegue reconhecer que a empresa está antenada, em alerta para as tendências do mercado, desta forma, passando mais confiança ao público e podendo atrair novos clientes.

Exemplos de tendências

Para esclarecer ainda mais o que são consideradas tendências, veja alguns exemplos do que pode ser considerado. E claro, novamente, lembre-se de analisar cada tendência a partir do ramo de atuação da sua empresa. 

Para assim, fique mais claro em sua mente o que pode ser utilizado como estratégia e o que não faz muito sentido. Assim, você já poderá ter algumas ideias para o aproveitamento.

Lançamentos: produtos, roupas e filmes.

Lançamentos de produtos: como batons, bases para o rosto (exemplo da Virgínia, com a marca WePink), produtos lançados pela cantora Anitta, também são capazes de gerar repercussões. 

Lançamentos de roupas: as roupas de algumas marcas famosas como Balenciaga, lançam roupas que geralmente causam bastante comentários pela internet. 

 Lançamento de filme: o filme da Barbie gerou uma grande mobilização das empresas, todas aplicaram estratégias que incluíam algo a ver com a Barbie para aproveitar que estava em alta pra vender mais.  

Agora ressalta-se novamente: encontre tendências que façam sentido com o seu ramo para não prejudicar a sua empresa. E claro, com cuidado para não causar nenhum problema com as marcas envolvidas. 

Memes do momento 

Alguns memes do momento podem contribuir para trazer algo mais descontraído e dinâmico para a sua marca, alguns exemplos são: Big Brother Brasil, Fazenda, vídeos amadores que circulam pelo WhatsApp e Twitter; 

Geralmente os memes que as empresas aproveitam são de programas como BBB e Fazenda, mas claro, se a sua empresa ver uma oportunidade em outro, que está em alta e será entendido pelo público, é válido.

O importante é avaliar o que aquela tendência está trazendo para o momento do seu ramo e se ela realmente pode encaixar com alguma propaganda, ou ação que pode ser realizada em sua empresa.

Como reconhecer tendências e aplicá-las em sua empresa

Agora é o momento de colocar as mãos na massa: saiba como conseguir reconhecer as tendências e logo aplicá-las em sua empresa para aumentar as vendas, ter maior visibilidade e se incluir ainda mais nas novidades do mercado.

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Maneiras de aplicar as tendências

Antes de saber como aplicar as tendências, entenda que você pode fazer isso com dois focos diferentes: relacionamento com o público alvo ou endomarketing (relacionamento com os colaboradores da empresa).

Público-alvo

Para aumentar as vendas e alcançar maior visibilidade ao público: utilize propagandas, marketing nas redes sociais, ou até mesmo outdoor. Aplique algumas promoções que possam ter algo a ver com as tendências do momento.

Endomarketing

A aplicação do endomarketing é mais fácil do que parece, mas claro, depende dos colaboradores da sua empresa: são mais velhos ou jovens? Aí você pode fazer ações a partir dos dados deles mesmos. 

Exemplo: pessoas mais jovens gostam de redes sociais e vivem olhando memes e tendências, ou seja, para eles fica mais fácil entender as piadas e etc, ou seja, pode estar fazendo integrações que envolvam isso.

Como reconhecer tendências e aplicá-las em sua empresa

Agora é o momento de colocar as mãos na massa: saiba como conseguir reconhecer as tendências e logo aplicá-las em sua empresa para aumentar as vendas, ter maior visibilidade e se incluir ainda mais nas novidades do mercado.

1 – Pesquisar o mercado e observar o público

Esteja sempre em alerta ao mercado e ao seu público, sempre relembrando as necessidades, interesses e o que as pessoas buscam na sua empresa, para assim, poder oferecer mais opções.

2 – Manter-se atualizado

Você e a sua equipe precisam estar sempre atualizados perante as novidades do mercado e tendências. É importante para que vocês consigam se organizar e aplicar algo logo, não no final da repercussão. 

3 – Fazer análise de dados

É importante sempre estar em alerta sobre os dados da sua empresa, exemplo: aplicou estratégias perante as tendências e não trouxe os resultados esperados: avalie para ver se vale a pena realizar novamente.

Dica bônus: Tenha um sistema para a sua empresa 

Para a sua empresa ter dados completos, organização completa, automatização dos processos e integração garantida entre os setores, é preciso um sistema completo. 

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