por limber, 05 de maio de 2023

Conheça 5 indicadores fundamentais para acompanhar no seu restaurante

Saiba agora mesmo 5 indicadores fundamentais para você acompanhar no seu restaurante e melhorar as vendas.

Um restaurante tem muitos setores que precisam de cuidado e atenção, para isso servem os 5 indicadores fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do seu restaurante.

Os indicadores fundamentais giram em torno de dados sobre resultados financeiros, porém, é a partir disso, que é possível analisar todo o desenvolvimento do seu negócio. 

Sendo assim, essas informações fazem os gestores poderem avaliar todos os cenários e desenvolver estratégias focadas em impulsionar os resultados e transformar alguns processos administrativos. 

Ou seja, o acompanhamento de indicadores fundamentais é essencial para o sucesso do seu negócio, pois é a partir disso que mudanças significativas podem ser aplicadas. Saiba mais sobre isso agora mesmo. 

O que são indicadores “KPI” e para que eles servem?

Os indicadores chamados também de “KPIs”, em inglês Key Performance Indicators, são os indicadores de desempenho analisados nas empresas através de dados consistentes sobre o próprio negócio. 

Eles tratam de valores quantitativos que medem os seus principais processos internos, com o objetivo de renovar setores e encontrar soluções para cada problema que pode ser observado. 

Os indicadores são essenciais para a criação de estratégias de gestão para as empresas, até porque, são eles que possibilitam maior acompanhamento e gerenciamento dos níveis de desempenho. 

É a partir dos indicadores que o seu restaurante pode entender os números e traçar melhorias e metas consideráveis, que buscam evolução para as vendas e faturamento. 

Quais são as diferentes categorias dos indicadores fundamentais?

Produtividade: funções aplicadas com o objetivo de avaliar a eficiência e rendimento dos processos da empresa. Desta forma, é possível mensurar a quantidade de recursos necessários para gerar produto/serviço.

Qualidade: contribui na análise de erros ou problemas que acontecem ou podem acontecer durante de um processo produtivo, tanto de produtos ou de serviços prestados pela empresa.

Capacidade: esse indicador tem o objetivo de identificar a relação de um processo entre as saídas produzidas por unidade de tempo. É a análise de produtividade e qualidade, que gera a informação de competitividade da empresa.

Estratégico: análise direcionada às metas impostas pela gerência, podendo impulsionar um comparativo entre o cenário da empresa e o esperado pelas metas, ou seja, podendo visualizar um parâmetro sobre a situação da empresa. 

O Outono está aí e você pode aproveitar essa oportunidade no seu restaurante, oferecendo opções incríveis nesta estação. Saiba agora dicas imperdíveis.

Conheça os 5 melhores indicadores para restaurante

  1. Ticket Médio 
  2. Lucro Bruto e Bruto Líquido 
  3. Satisfação do Cliente
  4. CMV (Custo de Mercadoria Vendida)
  5. Percentual de crescimento por período 

Ticket médio

O indicador de Ticket médio, te oferece a informação de qual é a média do valor que os seus clientes gastam no seu restaurante, o que inclui: bebidas, pratos, entrega, couvert, etc. 

Muitos gestores fazem cálculos rápidos para deduzir o custo médio por prato, mas é necessário o número exato para definir o ticket médio, que define a média de receita gerada por cada refeição vendida. Saiba como: 

  • Valor total da venda / pelo número de refeições vendidas = ticket médio.

É válido afirmar que, não existe um valor adequado para essa métrica, devido a variação de estratégia de diferenciação usada no seu restaurante.  Por isso, para alavancar o ticket médio, é necessário investir em um cardápio com valor agregado.

Lucro Bruto e Lucro Líquido

A definição de lucro bruto, é realmente os dados de: qual é o lucro da venda dos produtos do seu restaurante após diminuir os custos para produzir os pratos, bebidas.

Já o lucro líquido é quando você encontra o lucro da venda, diminuindo os custos da produção e também os custos fixos do seu restaurante, como água, luz, etc. Então, para fazer os cálculos é preciso: 

Receita – CMV = Lucro Bruto 

Receita – (CMV + Custos fixos e variáveis) = Lucro Líquido 

Fazer o acompanhamento dos lucros é muito importante para saber quando é preciso ajustar os preços e qual é a quantidade necessária de aumento. É válido ressaltar que são dados que podem variar, ou seja, é importante acompanhar. 

Satisfação do Cliente

Este indicador observa o quanto os clientes estão satisfeitos com o atendimento e qualidade dos produtos ofertados no seu restaurante. Desta forma, uma análise da fidelização de clientes. 

Para alguns, é mais complexo mensurar este dado, mas existe um cálculo simples que pode ser feito. Mas, para iniciá-lo, é necessário solicitar aos clientes: “O quanto você recomenda o meu restaurante, dê uma nota de 0 a 10.”

Depois da coleta de informações referentes ao atendimento e qualidade, é possível classificar:  

0 a 6 — clientes que ficaram insatisfeitos, aqueles que provavelmente não vão voltar ao seu estabelecimento e podem gerar comentários negativos;

7 a 8 — clientes que talvez voltem ao restaurante, mas não são clientes fidelizados;

9 a 10 — clientes que estão realmente satisfeitos com o seu restaurante, recomendam para as pessoas de olhos fechados.

CMV (Custo de Mercadoria Vendida)

O CMV (Custo de Mercadoria Vendida) oferece o dado de quanto o seu restaurante gasta para produzir  e servir cada prato do cardápio. Este é o indicador de maior importância para o ramo alimentício. 

Por mais que o CMV pareça confuso e difícil, na verdade não é, o cálculo é simples. Para você ter essa informação, é preciso: 

– Calcular seu estoque no início do mês, 

– Caso faça mais compras, acrescentar;

– Depois, diminua o valor do inventário ao final do mês 

Veja a fórmula: 

Inventário inicial + inventário comprado – inventário final = CMV

A partir disso, observa-se que o cálculo do CMV pode ser dinâmico, por isso precisa ser feito periodicamente, para que assim, seja possível garantir que os pratos oferecidos no cardápio estão cobrindo os custos. 

Até porque, se o resultado do seu CMV estiver elevado demais, pode indicar alguns fatores, como: troca de fornecedores, maior controle de desperdício, ou até ajuste de preços no cardápio.

Percentual de crescimento por período

O percentual de crescimento por período indica o crescimento do seu restaurante no período desejado. Ou seja, é  a informação de que: será que meu restaurante está crescendo quantitativamente? 

Esse indicador tem uma informação muito importante, que impulsiona decisões estratégicas para a gestão, para que seja observado se o crescimento está estabilizando ou não existem bons resultados. 

Para fazer o cálculo é necessário ter algumas informações, como  a receita do período atual (mensal, semanal ou bimensal) e também a receita do período anterior que precisa ser analisado. A partir disso, o cálculo:

  • Receita do período atual – receita do período anterior ÷ receita do período anterior × 100 = Percentual de crescimento por período.

Aplique os indicadores em seu restaurante

Uma das formas para aprimorar o seu restaurante, é saber exatamente como está a situação do mesmo. Por isso, aproveite os indicadores acima e encontre os dados que necessita para aplicar estratégias ainda melhores.

Além disso, conheça um facilitador de processos para a sua empresa: um sistema completo para restaurante, o Limber Chef. Soluções tecnológicas que vão contribuir em todos os setores.

Conheça agora mesmo este sistema que vai ajudar o seu restaurante a alavancar as vendas e oferecer uma experiência ainda melhor ao seu público. Não espere mais. 

Categoria:Restaurantes

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