Você já parou para pensar que o cardápio é seu primeiro vendedor?
É por isso que ele precisa ter criatividade, organização e, não menos importante, praticidade.
Esses itens são diferenciais que atraem os clientes, tanto aqueles que procuram novidades quanto aqueles que gostam de pedir sempre o mesmo prato.
Pensando em você, que deseja vender bem seus pratos e bebidas, preparamos este passo a passo para planejar o cardápio perfeito, aumentar as vendas e ter uma melhor gestão do restaurante.
A importância de um cardápio atrativo
Os diferentes formatos de cardápios e como escolher o melhor
A escolha do menu deve ser cuidadosa
A criação de um layout que atraia o cliente
A importância da atualização frequente do cardápio
A importância de um cardápio atrativo
O cardápio tem grande responsabilidade, seja em um restaurante, bar, panificadora, pizzaria ou qualquer outro segmento.
Isso porque ele tem a função de mostrar para o seu cliente todas as opções que ele terá no seu estabelecimento. Se o cardápio for ruim, desorganizado ou pouco atrativo, essa é a primeira impressão do seu freguês sobre o local.
Além disso, dispor de um bom cardápio é mais confortável para o seu cliente. Afinal, a tendência é de que as pessoas não fiquem à vontade para perguntar todas as opções e se sintam pressionadas para escolher rapidamente quando há um garçom esperando.
Se você está se perguntando como atrair clientes, saiba que oferecer um ótimo cardápio é uma excelente estratégia. Ele dá autonomia para que a pessoa escolha com calma, e ainda mostra toda a criatividade, organização e cuidado do seu estabelecimento.
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Os diferentes formatos de cardápios e como escolher o melhor
O primeiro passo é conhecer os diferentes formatos de cardápio para escolher o que mais combina com o seu estabelecimento.
Se o restaurante é mais moderno, você pode optar por cardápios digitais, por exemplo. Essa é uma excelente maneira, inclusive, de automatizar o atendimento em seu estabelecimento.
Mas se o seu restaurante combina com um estilo mais roots, como é o caso de vários bares, cardápios na parede podem ser uma boa opção — mas é bom ter outro formato para acompanhar nas mesas, e o digital também pode ser uma boa opção.
Você também pode optar por cardápios sustentáveis, em paredes, em pranchetas, enfim. São muitas opções.
Na sequência, você aprenderá mais sobre os principais formatos de cardápios e ficará muito mais fácil encontrar o que melhor combina com a personalidade do seu negócio.
Cardápio digital
Aqui, modernidade é a palavra-chave.
Seu restaurante, bar, panificadora, ou qualquer que seja o segmento, tem uma pegada mais moderna, que gosta de oferecer praticidade para os funcionários e também para os clientes?
Ou, ainda, seus fregueses são pessoas que costumam ter pressa e adoram estar conectadas?
Se as respostas foram sim, o cardápio digital é a melhor opção para seu negócio. Ele é muito visual, pode conter imagens atrativas e também é muito prático, porque o pedido vai direto para a cozinha.
Caso opte por esse formato, você poderá decidir entre:
- QR Code: o cliente abre com a câmera do próprio celular.
- Tablet: o restaurante oferece o dispositivo na mesa.
Além de todas essas vantagens, apesar do investimento inicial, no final você economiza.
Isso porque pode atualizá-lo com a frequência que quiser, sem gastar com impressão. Ele também não terá a mesma degradação que cardápios de papel, que molham e sujam com facilidade.
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Cardápio na prancheta
Essa opção tem um design muito legal, além de também apresentar um custo mais baixo, uma vez que as folhas são colocadas na prancheta e podem ser substituídas, sem precisar refazer todo o cardápio.
É muito comum em hamburguerias e ambientes com uma pegada mais rústica.
Cardápio amigo do meio ambiente
A sustentabilidade está em alta — ainda bem. Então é uma ideia muito legal produzir cardápios feitos em papel ecológico. Além de ser bonito, mostra que seu estabelecimento tem preocupação com o meio ambiente.
Essa opção combina especialmente com estabelecimentos especializados em sucos e comidas saudáveis.
Leia mais: Ficha técnica de restaurantes: um guia para você montar a sua
Cardápios em parede
O cardápio de parede tem ganhado destaque nos últimos tempos, especialmente em bares com muita variedade em cervejas.
Normalmente é feito em paredes pretas foscas, com tintas específicas que permitem a escrita com giz. Eles também são uma boa decoração para o ambiente.
É ótimo tanto para um ambiente mais roots, quanto para um mais descolado.
Cardápio estilo folheto
Esse é o modelo mais comum. É como um folder com as informações separadas por tipo de prato. É uma opção de baixo custo, por ser bem básica. Entretanto, pode ser muito bom se planejado da maneira certa.
Com base nessas informações, temos certeza que já ficou muito mais fácil escolher seu cardápio.
É importante saber que a escolha é muito pessoal, mas a dica é que você respeite a identidade visual do estabelecimento, para que tudo esteja em harmonia e mostre que você se atenta aos detalhes.
A escolha do menu deve ser cuidadosa
A montagem do cardápio não pode ser feita de maneira aleatória. É preciso avaliar algumas coisas e ter alguns cuidados, como esses que exemplificamos a seguir:
Definir qual é o perfil do público do restaurante
Se você deseja que seu público seja mais sofisticado, os pratos devem combinar com isso, bem como a decoração do ambiente e o material do cardápio.
É preciso analisar quais são as preferências dos clientes. Isso vale para além da montagem do cardápio, mas também para ter uma boa gestão do restaurante de maneira geral.
Considerar a capacidade da sua cozinha
Um ponto muito básico é ter em mente que o tamanho do seu cardápio precisa estar de acordo com o tamanho da sua cozinha.
É claro que uma cozinha menor acaba limitando a oferta de uma variedade de pratos. É importante conseguir dar conta daquilo que está se propondo a servir, para não decepcionar os clientes.
Leia mais: 5 erros na cozinha que você pode estar cometendo
Avaliar a concorrência
Se você quer se destacar, vai precisar observar os concorrentes para fazer de maneira ainda melhor.
Isto é, observe as tendências e a precificação de estabelecimentos do mesmo nicho para aprender com eles e se autoavaliar, sempre procurando formas de se destacar.
Reflita sobre ter um cardápio inclusivo
Você já pensou em tornar seu restaurante inclusivo? Um passo importante nessa causa são cardápios com linguagem em braille, por exemplo. Isso torna seu restaurante mais acessível a diferentes públicos.
Além disso, em um mercado tão competitivo, especialmente na área de alimentação, é importante diversificar. Incluir opções para intolerantes à lactose, glúten ou pessoas com outras alergias, bem como vegetarianos/veganos, é um diferencial.
A criação de um layout que atraia o cliente
Agora é a hora de criar um layout que chame a atenção dos clientes.
Você pode optar por páginas com colunas únicas, para deixar o cardápio com um aspecto menos poluído de informações e mais sofisticado. Se combinar com seu público, você também pode deixar um espaço especial para a carta de vinhos.
Se for um estabelecimento mais popular, cabe fazer mais colunas que mostram a variedade de itens que há no local. Mas é indispensável sempre prezar pela simetria e distribuir as informações de maneira uniforme.
Se optar por algo mais criativo, você também pode distribuir elementos gráficos com mais cores, seja para enfeitar o cardápio como um todo, ou para destacar algum prato ou bebida em específico.
As cores também contam na experiência do cliente.
Repare que em fast-foods as cores mais utilizadas são vermelho e amarelo, porque combinam com o segmento. Em lugares mais sofisticados, as cores são mais elegantes também, como o dourado, por exemplo. Em bares, é comum encontrarmos tons de verde escuro e preto.
Outra dica para apostar no visual são imagens bem elaboradas dos próprios pratos, que atraem o cliente. Com boas fotos em posições privilegiadas, você estará guiando o cliente pelo produto e não necessariamente pelo valor.
Por fim, não esqueça de inserir a logo para fortalecer a imagem do estabelecimento. Junto a ela poderá ter suas redes sociais.
Redação do cardápio e descrições dos pratos
É importante colocar uma boa descrição dos pratos para o cliente ter certeza de que vai pedir o que o agrada. Você pode atribuir elogios, ressaltando a qualidade e o frescor dos ingredientes.
Imagine que você foi até um restaurante sofisticado e encontrou no cardápio as seguintes opções:
- Macarrão ao molho de tomate com manjericão e queijo
- Pasta ao molho de tomates orgânicos e manjericão fresco, salpicado com mozzarella de búfala
A segunda parece muito mais atraente, não é!?
Para conquistar o cliente, faça a descrição de forma detalhada e que combine com seu público.
Outro importantíssimo item para incluir no cardápio são as taxas. É muito chato quando o cliente não é avisado previamente sobre o que ele deverá pagar, além de se tratar de uma infração do Código do Consumidor.
Por fim, cuide muito para não ter erros de gramática no cardápio. Quando o menu é bem redigido, a credibilidade do estabelecimento é maior.
A importância da atualização frequente do cardápio
É fundamental atualizar o cardápio. O cliente não gosta quando passa um tempão escolhendo o prato e, no momento do pedido, descobre que ele não está mais disponível.
Além disso, acrescentar novidades faz com que os clientes se interessem mais por frequentar o estabelecimento.
Não atualizar pode levar prejuízos para você e incômodos para o cliente.
Agora, com todas essas dicas, fica muito mais fácil criar um cardápio que vai atrair e fidelizar clientes.
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