Depois de começar com um bom trimestre, o ano 2020 tinha tudo para ser um período de alto desenvolvimento para o varejo.
Porém, nas últimas semanas desses três primeiros meses de prosperidade, notícias de que o mundo enfrentava uma pandemia global já tomavam conta dos noticiários.
Não demorou muito para que os infectologistas começassem a divulgar que medidas de distanciamento e uso constante de máscaras precisavam de implementação e regulamentação urgente.
Isso fez com que algumas empresas tivessem que fechar suas portas imediatamente, o que afetou fortemente os estabelecimentos de varejo.
O que começou como um ano promissor, logo se tornou um período de grande preocupação para os varejistas.
Muitas pessoas que frequentavam o comércio e consumiam produtos do varejo deixaram de fazer visitas às lojas, por conta da disseminação do vírus e da economia sensível, o que reduziu significativamente as receitas das empresas de todo o país.
Mas agora, depois de mais de ano de enfrentamento da pandemia e com a vacinação acelerada, o mundo começa a sua reabertura econômica. O período que receberá o nome de “pós-pandemia” nos livros de história inicia com altos indícios de que a recuperação comercial e econômica vai ser intensa e próspera.
Contudo, para aproveitar essa onda de otimismo e aumentar as suas vendas, sua loja precisa estar preparada para as novas tendências do mercado de varejo, sendo a mais evidente delas o uso da tecnologia para vender e divulgar produtos.
Preparamos esse artigo com algumas ideias de como aproveitar esse período de reabertura, alavancar vendas, conquistar novos clientes e finalmente deixar para trás os desafios que tivemos que enfrentar durante a pandemia.
Presença digital: a tendência do varejo no pós-pandemia
A importância dos canais digitais para o marketing no varejo
Integração de canais: uma necessidade para lojistas no pós-pandemia
Os efeitos da pandemia nos consumidores de varejo
A importância de a loja ter diferentes métodos de pagamento
O perfil do novo consumidor do varejo no pós-pandemia
Presença digital: a tendência do varejo no pós-pandemia
A presença da tecnologia e de mídias digitais no varejo já era considerada como o futuro desse setor. Porém, a pandemia acelerou o processo de forma irreversível.
Muitas lojas já tinham o seu processo de digitalização encaminhado e avançado antes da pandemia chegar. Esses estabelecimentos aproveitaram o período de fechamento do comércio para expandir a presença digital para que a receita não fosse prejudicada.
E agora, mesmo com a reabertura econômica e com as lojas físicas funcionando normalmente, a importância da tecnologia em empresas permanece alta! É necessário que a sua presença digital continue forte.
Ter uma página na internet para vendas e contar com redes sociais atualizadas já são necessidades para o varejo.
O pequeno lojista pode começar aos poucos, com ações simples, como disponibilizar um catálogo de produtos online e deixá-lo disponível nas redes sociais, como o Instagram e Facebook, além de manter contato com o cliente nesses canais.
Lembre-se que os consumidores também mudaram, ou seja, preferem comprar produtos de forma remota e esperam essa presença digital dos estabelecimentos, então não há porque sua loja não acompanhar essa transformação também.
A importância dos canais digitais para o marketing no varejo
O número de pessoas que circulam diariamente nas ruas caiu drasticamente por conta da pandemia.
Isso aconteceu tanto por questões sanitárias de segurança quanto por muitas empresas terem adotado o sistema de trabalho remoto de forma integral e permanente.
A queda na circulação de pessoas refletiu no setor de varejo, que conta com lojas físicas cada vez mais vazias. E esse comportamento do consumidor persistirá mesmo depois da pandemia. Logo, é preciso repensar os modos de divulgação de produtos.
Se o número de pessoas em circulação no comércio físico foi reduzido significativamente, o aumento de pessoas nas redes foi inversamente proporcional.
Isto é, as pessoas não estão nas ruas, mas estão nas redes. Sendo assim, é nos canais digitais que as campanhas de marketing devem ser executadas, tanto para manter o relacionamento com consumidores fidelizados, mas também para captar e fidelizar novos clientes.
Divulgar os produtos nas redes sociais e pensar em estratégias que geram engajamento é o caminho para onde anda o setor de varejo.
Esteja presente onde seu público está, interaja, divulgue e se preocupe com a imagem digital da sua loja. Afinal, esse é o futuro do setor.
Integração de canais: uma necessidade para lojistas no pós-pandemia
Uma grande tendência do mercado de varejo e que pode alavancar suas vendas é o atendimento em canais diferentes que funcionem de forma integrada.
Ou seja, o cliente pode começar a sua jornada no ambiente digital e concluir a venda no ambiente físico, ou vice-versa. Para que esse consumo híbrido aconteça, é preciso que os canais da loja estejam em perfeita harmonia.
Para que a integração de canais seja bem-sucedida nas vendas pós-pandemia, é preciso ficar atento ao estoque disponível nas lojas online e física, aos produtos que estão disponíveis no catálogo, aos preços atualizados, ao processamento de dados, ao pagamento e outros aspectos.
Essa estratégia não se limita apenas para grandes varejistas com atuação nacional! Ela vale também para lojas menores. Afinal, pense no cliente que está saindo menos de casa e que deseja consumir seus produtos. É possível perder a venda se não há atendimento virtual.
Pense também no quão competitivo é o mercado de varejo. Se você não estiver no mundo digital, seus concorrentes estarão e, com cada vez menos visitas em lojas físicas, isso pode significar perda gradual de consumidores e diminuição de receita.
A estratégia de canais integrados, físico e digital, nem é mais vista como diferencial no varejo. É uma postura de pura necessidade para se manter ativo no mercado.
Se essa estratégia parece complicada, pode ser a hora de contar com um bom sistema de gestão ERP que possa ajudar a controlar o estoque e a comunicação integrada da sua loja.
Os efeitos da pandemia nos consumidores de varejo
O comportamento dos consumidores mudou muito durante a pandemia. Pode-se afirmar que esse novo perfil combina com adjetivos como exigente, prático, imediatista, independente, digital, informado, cauteloso e econômico.
Claro que seu atendimento deve estar de acordo com essas qualidades, pois é a única forma de manter o cliente satisfeito.
Por isso, há algumas estratégias para agradar esse novo cliente, sendo elas:
- Responda rapidamente nas redes sociais, uma vez que o imediatismo é uma grande característica do novo consumidor.
- Facilite a comunicação ao deixar o máximo de informações relevantes nas redes, inclusive telefone, localização da loja e dados dos produtos.
- Considere um sistema de entrega para clientes em isolamento e possibilidade de retirar produtos comprados online na loja física.
- Aumente a qualidade dos produtos, uma vez que os clientes estão consumindo de forma mais consciente e estão ressignificando os produtos de acordo com sua real necessidade, deixando espaço apenas para a excelência.
- Coloque o consumidor no centro do atendimento, ou seja, há aqueles que preferem ajuda na hora de comprar e aqueles que são independentes. Tenha espaço e preparo para os dois perfis.
- Tenha a segurança em primeiro lugar, ou seja, mostre, em seu estabelecimento físico, que as medidas recomendadas pelas autoridades da saúde são respeitadas na loja, como o uso de máscaras e higienização das mãos. Ainda, forneça métodos de pagamento sem contato e conte com a tecnologia para isso.
Seguindo essas recomendações, será possível implementar um atendimento à altura dos seus clientes, mantendo-os satisfeitos.
Atuar no varejo ficou ainda mais desafiador, mas, com a abordagem correta, as lojas poderão aproveitar o otimismo que o futuro reserva para esse segmento da economia.
A importância de a loja ter diferentes métodos de pagamento
Outra herança da pandemia nos consumidores é o conforto e a variedade de opções a respeito do método de pagamento.
Isso aconteceu porque, com as agências bancárias fechadas ou com horário de atendimento limitado, as pessoas se acostumaram a pagar contas pela internet e com o uso de celular.
Agora o cliente espera ter essa praticidade no momento do pagamento no varejo, seja com cartão de crédito por aproximação, envio de QR Codes ou links para que o pagamento seja efetivado em momento de sua escolha e da forma mais prática e confortável, podendo ser diretamente de casa.
Além disso, o método de pagamento Pix foi implementado em plena pandemia e tal serviço foi muito bem visto pelo público, especialmente no setor varejista.
Ofereça esse conforto aos consumidores ao deixá-lo escolher a forma de pagamento, pois essa é mais uma das formas de posicionar o cliente no centro da jornada do consumidor.
O perfil do novo consumidor do varejo no pós-pandemia
Entre as várias mudanças de comportamento do consumidor no varejo, entre elas a preferência por compras digitais e exigências de métodos diversificados para pagamento, há uma característica que se destaca.
Sendo no ambiente digital ou físico, o que o cliente mais valoriza na jornada do consumidor é uma experiência positiva, fator que supera até mesmo o preço dos produtos.
Isso quer dizer que o cliente está disposto a pagar mais por um atendimento de qualidade, prático a capaz de solucionar algum problema.
Essa informação é extremamente importante para quem atua no setor de varejo. Aposte em um atendimento personalizado, próximo do cliente, ágil e que facilite a experiência positiva na sua loja.
Tenha canais responsivos, práticos e autoexplicativos no atendimento virtual e invista cada vez mais em um ambiente físico confortável e agradável. Assim, com atendimento híbrido, sua loja manterá os clientes fiéis e conquistará muitos outros.
Mas, para ter tudo isso, é essencial contar com uma gestão inteligentee tecnológica. Quer saber mais? Então confira: 5 Dicas para uma gestão eficiente!