Introdução: a importância do bom atendimento em restaurantes

Todo proprietário ou gestor sabe que o principal detalhe para o sucesso de um restaurante é a comida de qualidade. Bons pratos, com os temperos certos, excelentes ingredientes e uma bela apresentação, são a chave para o coração do seu cliente.

Além disso, você também precisa que esse cliente conheça o seu estabelecimento, crie uma relação de identificação com ele e lembre-se dele sempre que der fome. E é aí que entra a importância do marketing para restaurantes!

Mas há ainda um terceiro detalhe que é fundamental para o sucesso. Um detalhe indispensável para seu restaurante ser capaz de crescer: o atendimento ao cliente.

Afinal, mesmo que a comida seja um manjar dos deuses e que você tenha um marketing de excelência, um mau atendimento no restaurante ainda pode botar tudo a perder!

Isso é ainda mais importante hoje em dia, pois vivemos na era da experiência. Um bom produto ou serviço não é mais o suficiente para satisfazer seus clientes: eles querem ter uma experiência de excelência no seu restaurante.

Se os clientes sentirem que essa expectativa foi cumprida em algum estabelecimento, eles tendem a “pedir bis”! Ou, no caso do restaurante, voltar a comer por lá, porque sabem que terão um bom atendimento e um ótimo momento para relaxar comendo algo delicioso. 

Mas as vantagens não param por aí. Além de fidelizar o cliente ao seu restaurante, uma boa experiência gastronômica ainda faz com que essa pessoa:

Deixe as melhores avaliações em aplicativos e pesquisas de opinião, o que reforça o nome do seu restaurante e dá autoridade para sua marca.

Indique seu restaurante para amigos e familiares, fazendo um marketing boca a boca e levando novas pessoas para o seu estabelecimento.

Comente a excelente experiência nas redes sociais. Nesta era da experiência, não basta viver um bom momento: muitas pessoas sentem a necessidade de compartilhá-lo.

Então, se o atendimento for de excelência, muitos dos clientes vão divulgá-lo em suas redes, fazendo um marketing gratuito e muito eficiente para o restaurante.

Tudo isso é essencial para o sucesso do seu negócio. De fato, hoje em dia esse é o principal caminho para um estabelecimento como o seu se tornar conhecido em toda a região e atrair clientes constantes.

É por isso que preparamos este eBook completo e feito especialmente para você levar o atendimento do seu restaurante para o próximo nível, oferecendo a melhor experiência para os seus clientes.

Neste eBook, separamos o conteúdo em duas grandes segmentações:

Se o seu restaurante trabalha com as duas opções, você pode facilmente adaptar todas as práticas que vamos descrever aqui de forma a oferecer a melhor experiência em todas as suas formas de atendimento.