blog

Varejo

Problemas no estoque? Confira as nossas dicas

20/02/2020

Para muitas empresas o controle de estoque pode ser uma tarefa árdua, porém, é uma importante atividade em qualquer negócio, e não manter uma boa gestão pode acarretar em perdas financeiras. Ou seja, esse gerenciamento requer muita atenção e planejamento para não gerar surpresas futuras.

Contudo, é muito difícil fazer essa gestão sem pensar e analisar alguns pontos. Para isso, separamos algumas dicas que poderão ajudar no seu negócio:

Previsões de demanda

O acompanhamento de demandas é um dos principais cuidados que se deve manter com o estoque, pois é esse processo que mostrará como anda o giro dos produtos. Com isso, evita-se manter um estoque parado ou, o contrário, correndo o risco de ficar sem mercadoria.

Também, é importante ficar atento em qual época do ano existe mais procura pelo seu produto.

Meios tecnológicos

Optar pela utilização da tecnologia pode facilitar (e muito!) o seu dia a dia. Além de garantir mais eficiência, oferece mais segurança nos controles e dificulta alguma provável fraude.

Ainda, com um sistema para estoque, você pode integrar essa área com outros setores da empresa, conforme já comentamos neste artigo sobre ERP. Assim, todos os departamentos têm acesso ao que necessitarem.

Análise de resultados

Depois de um tempo mantendo o gerenciamento do estoque, é possível analisar os resultados. Ou seja, verificar o desempenho/saída de cada produto. Com isso, e com a previsão de demanda, é possível manter o giro de estoque sem muito desperdício ou falta de itens.

Ainda, facilita que os gestores tenham mais dados no momento da tomada de decisões.

Organização

Por último, mas muito importante: a organização é sempre peça fundamental. E, nesse caso, ainda mais. Sem o devido planejamento, produtos e dados podem ser perdidos, e isso pode resultar na falta ou na sobra de mercadoria.

Por isso, é essencial que sejam criados processos para organização de espaço, compra de produtos, controle de saída e chegada, por exemplo.

….

O primordial é entender que o estoque não é apenas um depósito de produtos, mas sim uma parte de capital da empresa, por isso, precisa e merece todo cuidado e atenção.

Investir em um software de gestão pode ser uma ótima solução para o seu gerenciamento de estoque.

E aí, como anda o estoque da sua empresa?

Conteúdos relacionados

Problemas no estoque? Confira as nossas...

quero ler

Formulário de newsletter