por limber, 22 de fevereiro de 2021

Como aplicar o funil de vendas no seu negócio?

O funil de vendas é uma estratégia que ajuda o gestor a fazer a segmentação do público e a aplicação em seu negócio pode gerar mais vendas.

funil de vendas

A aplicação e análise do funil de vendas em seu negócio pode gerar mais vendas e automaticamente, mais lucro. Por isso, continue lendo e saiba como aplicar o funil de vendas no negócio.

Sua empresa pode ter outras formas de fazer estratégias para conseguir segmentar o público, porém, quando começar a aplicação do funil de vendas, verá os resultados tomando forma.

Com a segmentação de público, é possível a criação de conteúdos mais direcionados, assim, é possível ir entendendo cada passo e cada estratégia a se realizar para obter mais clientes.

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O que significa funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia que ajuda o gestor a fazer a segmentação do público. As primeiras etapas do funil abrangem todo o público, após vai segmentando cada vez mais.

A última etapa só engloba as pessoas que têm mais probabilidade de realizar a compra do produto ou serviço. Para que as pessoas vão passando de uma etapa para outra, é preciso gatilhos mentais.

Com os gatilhos mentais, você conseguirá despertar o interesse e necessidade nas pessoas, fazendo assim com elas passem de uma etapa para outra.

É necessário lembrar que nem todas as pessoas começam a trajetória pelo topo do funil, algumas começam pelo meio da jornada ou no final dela, dependendo do estágio decisório em que ela está, ou seja, se já está no processo de compra ou não.

Para que serve e qual o objetivo do funil de vendas?

O processo de compra acontece por etapas, a jornada pode ter várias interrupções ou incentivos. Por isso, é preciso estudar a jornada de compra da sua persona, para assim, aplicar o funil de vendas e acabar com travas.

O funil de vendas tem como seu objetivo determinar o nível de maturidade do seu cliente. Com isso, é possível entender quais são os fatores que chamam mais atenção do cliente e as coisas que mais desmotivam para a realização da compra.

Entenda cada etapa do funil de vendas

Topo do Funil – Consciência

Para começar, o funil de vendas é dividido em três etapas, sendo elas: topo, meio e fundo. A primeira etapa (topo) é conhecida como a consciência da compra, pois até aquele momento, a pessoa não tinha percebido da necessidade da compra.

Então, ainda não havia pesquisado ou procurado nada em relação àquele produto ou serviço. Porém, é no topo que ela percebe a necessidade. E você já precisa estar em ação!

Essa etapa engloba visitantes, pessoas que chegaram ao seu site ou suas redes sociais procurando algo, mas elas ainda não tem certeza da compra. Então, nesse momento você deve usar gatilhos para incentivar a compra, assim, colocando-as dentro do funil.

Meio do Funil – Solução do problema

O que marca a transição da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento da necessidade da solução para o problema. Ou seja, o visitante já entendeu sobre o produto ou serviço e realmente admitiu a necessidade de adquirir.

Agora é o momento em que você mostra sobre o produto ou serviço, explicando detalhes. Para isso, é utilizável os leads, aquelas pessoas que já deixaram seus dados de alguma forma no seu banco de dados.

Aproveite para demonstrar confiança, passando informações sobre o produto ou serviço, explicando sobre a utilidade. Essa relação de confiança fará com que ele seja qualificado e passe para a próxima etapa do funil.

Fundo do Funil – A decisão da compra

Após todo o processo, a pessoa que chegou até essa etapa, está realmente disposta a realizar a compra, ou seja, é o momento que ela está comparando as opções de compra.

Então, aí você entrará mostrando os benefícios e opções que a sua empresa oferece, e após isso, ela realizará a compra e fechará o funil de vendas, se transformando, de fato, em um cliente.

Os benefícios de utilizar o funil de vendas no seu negócio

Com o funil de vendas ativo, você conseguirá o melhor aproveitamento de oportunidades, pois acompanhará o status das vendas em tempo real. Assim, será mais fácil aplicar estratégias para melhorar as possibilidades de aumentar as vendas.

A partir da aplicação do funil de vendas, é possível fazer melhores análises, podendo desenvolver soluções para as travas da jornada de compra. Desta forma, a visão de estratégias do negócio aumentará consideravelmente.

Monte o funil de vendas da sua empresa

Agora você já sabe tudo sobre funil de vendas, é a hora de montar o da sua empresa. Por isso, converse com a sua equipe e comece a aproveitar desse modelo estratégico. E, lembre-se, se precisar de um software para melhorar as suas vendas, conte com a Limber Software! Clique aqui para conhecer mais.

Categoria:Geral

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